Chinalco e Rio Tinto Adquirem Participação na Companhia Brasileira de Alumínio
A Chinalco e a Rio Tinto (LSE: RIO) firmaram um acordo para a aquisição de uma participação majoritária na Companhia Brasileira de Alumínio (BOV: CBAV3). Esta transação está avaliada em 4,69 bilhões de reais, aproximadamente US$ 904 milhões.
Detalhes da Aquisição
O acordo estabelece que as duas mineradoras irão comprar 68,6% da CBA, o que corresponde a 446,6 milhões de ações. O preço acordado é de 10,50 reais por ação, oriundas do conglomerado brasileiro Grupo Votorantim.
Requisitos Legais e Estrutura de Controle
De acordo com a legislação brasileira pertinente a aquisições, os compradores estão obrigados a realizar uma oferta pública obrigatória pelas ações restantes da CBA. O processo pode culminar na exclusão da empresa da Bolsa de Valores B3 de São Paulo. A participação adquirida será mantida por meio de uma empresa de controle misto, onde uma subsidiária da Chinalco deterá 67% e a Rio Tinto ficará com os 33% restantes.
Operações da Companhia Brasileira de Alumínio
A Companhia Brasileira de Alumínio opera um negócio de alumínio verticalmente integrado, caracterizado por uma menor pegada de carbono. Suas operações incluem a mineração de bauxita, o refino de alumina e a fundição de alumínio. Além de seus ativos de produção, a empresa também fabrica uma variedade de produtos primários de alumínio, posicionando-se como uma plataforma estratégica para seus parceiros em resposta ao aumento da demanda por alumínio produzido de maneira responsável nos mercados globais.
Informação Adicional
A Rio Tinto também é negociada na B3 através de Brazilian Depositary Receipts (BDRs), sob o código (BOV: RIOT34).
Este conteúdo é apenas para fins informativos e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou recomendações para compra e venda de valores mobiliários. Todos os investimentos apresentam riscos, incluindo a possível perda do principal. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros. É recomendável que cada investidor conduza sua própria pesquisa e consulte um consultor financeiro qualificado antes de tomar decisões de investimento. Algumas partes deste conteúdo podem ter sido geradas ou assistidas por ferramentas de inteligência artificial (IA) e passarão por revisão da equipe editorial para assegurar precisão e qualidade.
Fonte: br.-.com