Churrasco mais em conta em SP com a redução no preço da picanha, revela associação

Queda nos Preços do Churrasco em São Paulo em 2025

O churrasco em São Paulo registrou uma diminuição nos preços em 2025, resultado da queda nos valores de cortes tradicionais da carne bovina, como fraldinha, filé mignon, picanha e costela. De acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), essa redução foi significativa ao longo do último ano.

Levantamento da APAS e Fipe

O levantamento que revelou essas informações foi realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em colaboração com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Detalhes das Quedas nos Preços

Entre os cortes bovinos, a fraldinha destacou-se como a carne com a maior redução de preço, apresentando uma diminuição de 9,85%. Em segundo lugar, o filé mignon teve uma queda de 9,71%. Por sua vez, a picanha viu uma diminuição de 3,6%, enquanto a costela registrou uma redução de 1,39%.

Análise do Economista da APAS

O economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, explicou que os preços da carne bovina em 2025 foram influenciados pela combinação do aumento nas exportações e pela necessidade crescente do produto tanto no mercado interno quanto externo.

Queiroz observou: "Após um período inicial de preços mais altos, impulsionados pela forte demanda externa e pelo ciclo da pecuária, o mercado passou por ajustes ao longo do ano. Mesmo com o ‘tarifaço’ anunciado pelo governo de Donald Trump no início de agosto, o setor demonstrou resiliência."

Índice de Preços dos Supermercados

No mês de dezembro de 2025, o Índice de Preços dos Supermercados apresentou uma queda de 0,02%, o que resultou em um aumento acumulado de 1,95% no ano. Em comparação, o ano de 2024 havia registrado uma alta acumulada de 0,75%.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

GMS Anuncia Negociações para Aquisição de Navios Apreendidos Relacionados à Venezuela

Voos e reservas de hotéis para a Copa do Mundo aumentam, mesmo com a tensão nos EUA

Confiança do Consumidor nos EUA atinge menor nível desde 2014 em janeiro

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais