Conversa entre Trump e Lula
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta terça-feira (2) sobre o telefonema que teve com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump mencionou que a conversa abordou sanções, referindo-se às restrições implementadas por sua administração ao Judiciário brasileiro, em virtude do processo criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Detalhes da Conversa
"Tivemos uma ótima conversa, discutimos negócios, sanções, porque, como você sabe, aplicamos sanções a eles por causa de algumas coisas que aconteceram. Mas a discussão foi muito boa", afirmou Trump aos repórteres.
O presidente norte-americano expressou sua simpatia por Lula, reiterando que ambos tiveram reuniões produtivas e que a conversa foi bastante positiva.
Expectativas para o Futuro
Em uma postagem nas redes sociais, Trump manifestou sua expectativa em ver e conversar com Lula novamente em breve, acrescentando que "muita coisa boa resultará desta parceria recém-formada", conforme informações divulgadas pela agência Reuters.
Retirada de Sobretaxas
Mais cedo, a Presidência da República informou que, durante a conversa, Lula demonstrou interesse em avançar rapidamente nas negociações para eliminar a sobretaxa de 40% que o governo norte-americano ainda mantém sobre determinados produtos brasileiros.
Além disso, Lula e Trump discutiram a cooperação no combate ao crime organizado. O Palácio do Planalto classificou a conversa como "muito produtiva", destacando que a ligação durou 40 minutos.
Novas Decisões da Casa Branca
No dia 20 de novembro, a Casa Branca anunciou a retirada de 238 produtos da lista de tarifas elevadas, incluindo itens como café, chá, frutas tropicais e sucos, além de cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Conforme informações do governo, 22% das exportações brasileiras destinadas aos Estados Unidos ainda estão sujeitas a essas sobretaxas. No início da implementação das tarifas, 36% das exportações brasileiras para o mercado norte-americano estavam sob tarifas adicionais.
Progresso nas Negociações
Durante a conversa com Trump, Lula indicou que considerou a decisão do governo dos Estados Unidos como positiva, mas enfatizou que "ainda existem outros produtos tarifados que precisam ser debatidos entre os dois países", ressaltando o desejo do Brasil de avançar rapidamente nessas negociações.
Fonte: www.moneytimes.com.br