Início do CNU
Os portões dos locais destinados à aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foram abertos no último domingo (5), a partir das 11h30, para atender mais de 760 mil candidatos que estão inscritos no certame.
Horários e locais das provas
As provas tiveram início às 13h do mesmo dia, tanto para os candidatos que concorrendo a cargos de nível superior quanto para aqueles que aspiram a vagas de nível intermediário, que englobam as formações de médio e técnico. A atenção deve ser redobrada, uma vez que os portões de todos os locais de aplicação foram fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, no horário de Brasília.
Vagas disponíveis
Nesta edição do CNU, denominada popularmente como “Enem dos Concursos”, foram disponibilizadas 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.
Os participantes devem permanecer atentos ao horário de início do certame, ao fechamento dos portões, aos locais de prova, assim como aos trajetos necessários para acessá-los, além dos itens que são obrigatórios e aqueles que são proibidos pela organização do CNU. A aplicação das provas foi organizada em 1.294 locais, distribuídos em 228 cidades.
Documentação necessária
Para realizar a prova, é imprescindível a apresentação de um documento oficial que contenha foto do candidato. Também serão aceitos documentos na forma digital, desde que estejam acessíveis por meio dos aplicativos oficiais, com login GOV.BR, como por exemplo o e-Título, a CNH Digital e a Carteira de Identidade Digital, quando disponível pelo estado que emitiu o documento.
Não serão aceitas cópias, prints, PDFs ou fotografias de documentos.
Documentos considerados válidos
Os documentos que são considerados oficiais para a identificação no dia da prova incluem:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- Carteiras emitidas pelos órgãos reguladores de exercício profissional (como ordens, conselhos, entre outros);
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista;
- Carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos que, conforme a lei federal, são válidas como identificação;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Materiais recomendados para os candidatos
Os candidatos ao CNU devem levar os seguintes itens:
- Documento oficial com foto;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, garantindo que seja feita de material transparente;
- Cartão de confirmação. Embora não seja obrigatório levar impresso, recomenda-se essa prática para facilitar a localização do candidato no local da prova;
- É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que estejam em embalagens transparentes e sem rótulo.
Proibições durante a prova
Os candidatos devem estar cientes do que não é permitido levar no dia da prova, que inclui:
- Aparelhos eletrônicos, como celulares, relógios, fones de ouvido e tablets. Esses itens devem ser entregues aos fiscais para que sejam lacrados em envelopes individuais;
- Óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e quaisquer outros objetos não mencionados no edital;
- Alimentos que estejam em embalagens não transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br