Crescimento do Comércio no Estado de São Paulo
O comércio de produtos e serviços no estado de São Paulo apresentou um crescimento expressivo de 19,6% em janeiro, entre os dias 1º e 31 do mês. Esse aumento é atribuído, em grande parte, ao período de férias escolares. Os dados que sustentam essa análise foram coletados pelo banco privado Itaú Unibanco.
Metodologia da Pesquisa
Para a elaboração dos dados, foram consideradas as vendas realizadas através de diferentes meios de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, além de transações via Pix, tanto por meio de transferência quanto através de QR Code. Essas operações foram realizadas por pessoas físicas em favor de pessoas jurídicas, abrangendo tanto lojas físicas quanto plataformas de e-commerce.
Setores em Destaque
Durante o recesso, o setor que mais se destacou foi o comércio varejista de livros, que registrou uma impressionante alta de 30,2% no primeiro mês de 2026. Esta categoria reflete um aumento considerável no interesse por produtos culturais e educativos durante as férias.
Além do comércio de livros, outras categorias também apresentaram resultados positivos. As agências de viagem mostraram um crescimento de 27,7%, seguidas pela venda de celulares, que aumentou em 24,8%. O setor de supermercados não ficou atrás, registrando uma alta de 18,8%. Ademais, segmentos como materiais de construção e bebidas também contribuíram para o bom desempenho do comércio, com crescimentos de 17,3% e 12,1%, respectivamente, durante o mesmo período.
Sob supervisão de Pedro Zanatta, da CNN Brasil.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br