Como isso pode influenciar a política dos EUA

### Gregory Beard e a Liderança no Departamento de Energia

Gregory Beard, ex-executivo da Apollo e veterano nova-iorquino, afirma que não teria deixado o setor privado para qualquer emprego. A oportunidade surgiu quando o Secretário de Energia, Chris Wright, o convidou para liderar o Escritório de Financiamento de Dominância Energética (EDF, na sigla em inglês).

### O Escritório de Financiamento de Dominância Energética

Anteriormente conhecido como Escritório de Programas de Empréstimos e parte do Departamento de Energia, o EDF é atualmente o maior credor de energia do mundo, com cerca de $289 bilhões em autoridade de empréstimos disponíveis. Beard ingressou no EDF como conselheiro sênior em abril de 2025, após sua passagem pela mineradora de bitcoin Stronghold Digital Mining, e assumiu oficialmente a diretoria em 29 de janeiro.

Beard expressou em uma conversa exclusiva com a CNBC que, se não sentisse paixão pela mensagem do Secretário Wright e pela escolha que o presidente fez, ainda estaria no setor privado. Apesar de estar no cargo há apenas algumas semanas, ele possui planos ambiciosos para a agência, incluindo a concessão de capital a uma taxa recorde. Em um momento em que o complexo energético está passando por uma mudança geracional e os recursos naturais estão cada vez mais influenciando a geopolítica, o EDF pode se tornar uma ferramenta crucial para moldar o futuro da energia nos Estados Unidos.

### Reformulação do Escritório

Beard destacou que a primeira tarefa foi reavaliar os empréstimos concedidos durante a administração Biden. A maioria dos empréstimos foi aprovada entre o dia da eleição de 2024 e a posse do novo presidente. O trabalho de “reforma”, como ele descreveu, impactou mais de 80% do portfólio da era Biden, que corresponde a cerca de $83,6 bilhões em empréstimos, com foco em projetos que visam a redução de emissões.

O processo de revisão incluiu garantir que os projetos que permanecessem no portfólio estivessem alinhados com os objetivos energéticos da administração Trump. No total, aproximadamente $30 bilhões em compromissos de empréstimos condicionais foram cancelados ou retirados pelos requerentes, enquanto cerca de $53 bilhões em empréstimos foram reestruturados, de acordo com o Departamento de Energia. O objetivo era proteger os contribuintes e priorizar a acessibilidade e a confiabilidade, segundo Beard. Ele afirmou: “Isso não é uma reversão de políticas — é uma proteção de recursos financeiros.”

### A História do EDF

O EDF foi criado em 2005 e atuou como uma ponte para empresas americanas que enfrentam dificuldades para garantir financiamento nos mercados de capitais tradicionais devido aos riscos percebidos. Teoricamente, o rigoroso processo para garantir um empréstimo do EDF poderia ser visto como um carimbo de aprovação do governo, abrindo portas para financiamento adicional que ajude novas empresas e tecnologias a se estabelecerem. Ao longo de mais de 20 anos de sua existência, houve sucessos, como um empréstimo concedido à Tesla em 2010, e falhas, como o apoio à fabricante de painéis solares Solyndra, que acabou falindo.

Sob a presidência de Joe Biden e sua administração focada no clima, a agência ganhou nova força, atuando como um tipo de banco verde. O número de funcionários quadruplicou e o Ato de Redução da Inflação ampliou os fundos disponíveis dez vezes. Com a nova administração, o escritório mudou seu enfoque, abandonando a perspectiva verde que a administração Trump considerou um engano. Além de mudar oficialmente o nome, a agência agora se concentra em seis áreas: energia nuclear, carvão, petróleo, gás e hidrocarbonetos, materiais e minerais críticos, geotérmica, redes e transmissão, e manufatura e transporte. Beard declarou: “Cada projeto que realizarmos tornará a energia mais acessível para os americanos, ajudará a vencer na inteligência artificial e fortalecerá a rede, livrando-nos da estratégia da China para dominar certos minerais críticos.”

### EDF Pronto para Negócios

Durante o primeiro mandato de Trump, o EDF permaneceu em grande parte inativo. Mas agora, Beard afirma que o escritório está pronto para operar. “Temos uma direção. Estamos abertos para negócios. … Acredito que investiremos esse capital no futuro da América em tempo recorde”, disse ele. O escritório possui cerca de 80 aplicações de empréstimo ativas em seu pipeline, que incluem uma mistura de novos projetos e aqueles reformulados para atender às prioridades da administração.

O EDF reorganizado já concedeu empréstimos a AEP, Constellation Energy e Wabash Valley Resources. Todos os três projetos tiveram origem durante a administração anterior. Contudo, Beard mencionou que o ritmo deve aumentar, indicando que um anúncio iminente pode trazer o maior empréstimo da agência até hoje. “Os primeiros meses foram, de fato, um esforço de recuperação para corrigir o que este escritório fez no passado”, afirmou. “Agora estamos focados no futuro.”

O primeiro empréstimo completo do EDF provavelmente será um marco, sinalizando uma “onda de empréstimos voltados para a acessibilidade, confiabilidade e aumento da geração na rede”, segundo Beard, que acrescentou que uma “grande parte do capital” se concentrará nos custos de energia.

### Desafios Relacionados à Energia e à Confiabilidade

À medida que se aproximam as eleições intermediárias, a acessibilidade torna-se uma questão cada vez mais importante. Os preços da eletricidade estão aumentando mais rapidamente do que a inflação geral, o que se torna um ponto sensível para consumidores que estão enfrentando pressões financeiras em várias frentes. Durante anos, a demanda de energia cresceu de forma constante, oferecendo às concessionárias, que planejam com décadas de antecedência, visibilidade sobre as necessidades futuras. No entanto, isso está mudando. A demanda por eletricidade está crescendo por várias razões, incluindo as altas necessidades energéticas da inteligência artificial, a reorganização da manufatura e a eletrificação mais ampla.

A confiabilidade também é uma questão crítica. A falta de energia acessível é vista como um potencial gargalo na corrida armamentista de IA com a China. Tempestades cada vez mais frequentes e severas, atribuídas às mudanças climáticas, também representam uma fonte de estresse para a rede elétrica. A administração Trump anunciou uma série de iniciativas que, segundo afirma, ajudarão a atender à demanda, incluindo a ordem feita em fevereiro para que o Departamento de Defesa adquirisse energia de carvão e mantivesse usinas a carvão operacionais.

Beard espera que seu EDF possa abordar essa escassez de suprimentos. Uma das abordagens é concentrar-se na maximização da geração existente. “Precisamos reformar e revitalizar a geração existente, não desativá-la. E não tornar a colina que já é uma montanha ainda mais difícil de escalar”, disse ele. Novas construções também fazem parte do planejamento. “Precisamos nos lembrar da importância de construir. Isso é realmente o que estamos promovendo”, concluiu.

### Desafios na Permissão para Novos Projetos

Atrasos nas permissões podem dificultar novos projetos. Muitas regiões do país enfrentam uma fila de anos para conectar novos projetos à rede elétrica. Em meio à escassez de suprimentos, alguns criticam a decisão da administração de cancelar vários projetos de energia eólica offshore que estavam mais de 90% concluídos. (Juízes ordenaram que a construção fosse reiniciada.) Críticos acreditam que a administração deve ser mais receptiva à energia eólica e solar, que podem ser produzidas a custos mais baixos e, em alguns casos, conectar-se à rede mais rapidamente.

Uma maneira de comparar os custos entre as fontes de energia é observar o custo nivelado de energia, ou LCOE. Segundo dados amplamente citados da Lazard, o novo solar em escala de utilidade varia de $38 a $78 por megawatt-hora. A energia eólica onshore vai de $37 a $86/MWh, enquanto o gás em ciclo combinado varia de $48 a $109/MWh e o carvão de $71 a $173/MWh. No entanto, o LCOE não leva em consideração o valor de recursos despacháveis, bem como o fator de capacidade, que é a quantidade de tempo que um ativo está produzindo em sua máxima capacidade. A energia nuclear apresenta o mais alto fator de capacidade, acima de 90%, de acordo com a Administração de Informações de Energia. O ciclo combinado a gás é de aproximadamente 69%, enquanto o carvão possui um fator de 43%. As energias eólica e solar têm fatores de 34% e 23%, respectivamente.

### O Futuro do Setor Nuclear

O EDF sempre foi um patrocinador importante de projetos nucleares que exigem capital intensivo, os quais muitas vezes superam os orçamentos e atrasam cronogramas. Agora, com a administração Trump apoiando a energia nuclear e pedindo a quadruplicação da capacidade dos EUA até 2050, a energia nuclear tornou-se uma prioridade para a agência. “Não podemos nos empenhar mais do que isso”, disse Beard, acrescentando que mais atividades nesse setor estão previstas para os próximos meses e trimestres. A agência está disposta a financiar até 80% do custo do projeto.

Empresas de tecnologia também têm recorrido à energia nuclear para alimentar seus data centers, visto que é a única fonte de energia de base livre de emissões. Empresas de grande porte têm assinado acordos de compra de energia com Constellation e Vistra a preços acima do mercado, indicando a forte demanda por energia nuclear — reatores operam 24 horas por dia, sete dias por semana, ao contrário da energia eólica e solar. Grandes empresas de tecnologia também apoiaram empresas de pequenos reatores modulares (SMRs), que prometem prazos mais rápidos e custos controlados.

O EDF finalizou em novembro um empréstimo de $1 bilhão à Constellation Energy para reiniciar seu reator fechado na Three Mile Island, agora conhecido como Crane Clean Energy Center. A agência anteriormente forneceu $12 bilhões à Southern Company para construir os reatores 3 e 4 na Plant Vogtle e uma garantia de empréstimo de $1,5 bilhão à Holtec para reiniciar a usina nuclear Palisades em Covert Township, Michigan. Atualmente, não há reatores em construção em escala comercial nos Estados Unidos, embora a Westinghouse — fabricante do reator AP1000 — tenha anunciado planos de construir dez grandes reatores, com início das obras em 2030.

Beard destacou a extensão do crédito tributário de investimento pelo ex-presidente Trump como benéfica para a indústria. Ele afirmou que o EDF planeja apoiar esses projetos que demandam longo prazo. “Gastamos o último ano calculando custos e criando estruturas de incentivo para permitir que essa indústria floresça novamente”, disse ele. “Nossa perspectiva é que tudo o que é necessário para reiniciar essa indústria está sobre a mesa.”

### Foco em Minerais Críticos

Outro foco importante para o EDF será em minerais críticos, como parte de um impulso mais amplo para fortalecer os suprimentos domésticos dos Estados Unidos e reduzir a dependência de fontes estrangeiras. A China já usou metais como arma anteriormente, restringindo exportações de terras raras, e, devido à sua dominação nas cadeias de suprimentos de metais — especialmente em relação ao refino —, há temores de que ela possa limitar outras exportações.

Beard afirmou que o Departamento de Defesa está trabalhando para resolver “questões de nível de crise”, mas que o EDF planeja apoiar empresas que buscam interromper o controle da China sobre metais essenciais para produtos de consumo, para a rede elétrica e para a inteligência artificial. “Se a China está no ano 10 de um plano de 20 anos, vamos intervir e apoiar esses projetos e empresas que interrompem essa estratégia”, ressaltou.

Apesar de a reorganização da agência ter resultado em uma redução do número de funcionários, Beard assegurou que isso não irá desacelerar o ritmo dos empréstimos ou prejudicar a qualidade dos projetos apoiados. Em vez disso, ele afirmou que menos pessoas serão necessárias porque o EDF se concentrará em projetos que podem ser replicados, e não em projetos únicos que não fazem sentido econômico. “Eu sou realmente apenas um investidor profissional e um novo funcionário do governo”, afirmou. “A disciplina é garantir que estamos realizando projetos que beneficiem os americanos e que serão reembolsados.”

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Trump exige que Netflix demita Susan Rice enquanto DOJ investiga acordo com a Warner

As 5 Principais Tendências que Estamos Monitorando no Mercado de Ações Esta Semana

É uma estratégia de visão tão limitada

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais