Movimentação da Citizens em Relação ao LendingClub
A instituição financeira Citizens está passando a adotar uma posição mais ativa em relação ao LendingClub. O banco revisou a classificação do credor pessoal, alterando-a de "desempenho de mercado" para "desempenho superior ao mercado". O analista David Scharf estabeleceu um preço-alvo de $23, o que sugere que as ações do LendingClub poderiam aumentar em até 27%.
Contexto da Reavaliação
Essa atualização na classificação acontece após o "Investor Day" do LendingClub, realizado em 5 de novembro. Durante o evento, a empresa ofereceu esclarecimentos sobre sua entrada em uma nova classe de ativos, fontes de financiamento e depósitos, além de destacar um desempenho de crédito estável e os motores de crescimento material.
Análise das Perspectivas de Crescimento
Scharf comentou que os comentários da administração aumentaram a confiança nas perspectivas de crescimento significativo nas originações e na consequente melhoria da escala do negócio nos próximos anos. Ele observou que a companhia discutiu diversas novas categorias de produtos que estão em processo de escalonamento, o que gera segurança de que a empresa poderá se expandir além de seu principal negócio de refinanciamento de cartões de crédito. Diante dessas tendências, o analista expressou um sentimento positivo sobre o potencial de crescimento e uma percepção favorável em relação às ações nos níveis atuais.
Avaliação do Desempenho de Crédito
O analista também fez referência à postura cautelosa do LendingClub em relação ao crédito, que o manteve inicialmente afastado de investimentos na empresa. Entretanto, a saúde e a resiliência do consumidor norte-americano têm impulsionado o desempenho de crédito do LendingClub, resultando em uma maior confiança de Scharf na empresa.
Cenário Competitivo e Demandas do Mercado
Além disso, o LendingClub pode se beneficiar de um cenário industrial favorável. A pressão competitiva que Scharf havia anteriormente previsto não se concretizou, permitindo um ambiente mais favorável para a atuação da empresa. O analista elogiou o forte financiamento e a demanda no mercado da companhia, destacando também suas ações de capital, como um plano de recompra de ações no montante de $100 milhões.
Gerações de Capital e Performance das Ações
Schwartz ressaltou que as ações de capital da empresa começaram a acontecer após o início de uma significativa geração de capital, o que resultou em um desempenho melhor das ações. Ele observou que a companhia alcançou um nível de escala, bem como um desempenho de crédito estável, que gerou capital excedente. Com o LendingClub iniciando a devolução de capital, Scharf vê um significativo potencial de valorização por meio de ações de capital adicionais.
Nos últimos tempos, as ações do LendingClub já registraram um aumento de 12% em 2025.
Fonte: www.cnbc.com