Restituição do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda ocorre quando o contribuinte paga mais tributos do que o devido. Neste caso, a Receita Federal devolve a diferença ao cidadão.
Cronograma de Restituição
O cronograma de restituição deste ano inclui cinco lotes no total. Os três primeiros, pagos entre maio e julho, já foram liberados. Agora, os próximos pagamentos da restituição estão agendados para:
- 29 de agosto (quarto lote);
- 30 de setembro (quinto e último lote).
Como Consultar a Restituição do IR 2025
A consulta ao lote da restituição pode ser feita na página da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, ir em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não consiga realizar a consulta, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar o próximo lote da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BBAS3). Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição após um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deve seguir o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Quem Tem Prioridade na Restituição?
Idosos com mais de 80 anos, contribuintes com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, e aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério têm prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda em 2025. Após esse grupo receber, a restituição é destinada aos demais contribuintes.