Coreia do Sul une-se aos EUA e Reino Unido na imposição de sanções ao Grupo Príncipe do Camboja

Detenção de Sul-Coreanos e Sanções ao Prince Group

Detenção e Chegada em Solo Sul-Coreano

No dia 18 de outubro de 2025, um grupo de 64 sul-coreanos, que havia sido detido pelas autoridades de imigração do Camboja, desembarcou no Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, em um voo charter.

Sanções do Governo Sul-Coreano

A Coreia do Sul se tornou o mais recente país a impor sanções ao Prince Group, uma rede multinacional acusada de operar grandes esquemas de fraude em toda a região do Sudeste Asiático. Esta decisão de Seul segue ações semelhantes já tomadas pelos Estados Unidos, Reino Unido e Cingapura.

Em uma declaração divulgada na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou que as medidas representam as primeiras sanções independentes do país relacionadas ao crime transnacional e são descritas como "a maior medida de sanção única da história", segundo tradução obtida via Google. A nota acrescentou: "Isso demonstra a firme determinação do governo em responder ativamente ao crime organizado online no Sudeste Asiático, que tem causado danos sérios tanto internamente quanto externamente."

As sanções impostas pela Coreia do Sul visam 15 indivíduos e 132 entidades ligadas ao Prince Group.

Detalhes das Operações de Fraude

Documentos revelam a conclusão de duas instalações específicas, que contavam com 1.250 celulares, os quais controlavam 76.000 contas em uma popular plataforma de mídia social. Essa informação foi fornecida pela Distrital Leste dos EUA, de Nova Iorque.

Formação de Força-Tarefa Conjunta

Em outubro, a Coreia do Sul e o Camboja firmaram um acordo para estabelecer uma força-tarefa conjunta com o objetivo de combater crimes online, após a morte de um estudante universitário, que havia sido torturado em um local de fraudes em agosto.

Resposta do Prince Group

O Prince Group nega qualquer irregularidade. Em uma declaração emitida em 11 de novembro, através do escritório de advocacia norte-americano Boies Schiller Flexner, o grupo classificou as acusações como "sem fundamento". A rede, com sede no Camboja, acrescentou: "As recentes alegações são infundadas e parecem ter como objetivo justificar a apreensão ilegal de ativos no valor de bilhões de dólares", informando ainda que contratou uma equipe de advogados de um renomado escritório americano.

Até o momento, a CNBC tentou contato com Prince Group e com Boies Schiller Flexner em busca de comentários, mas não obteve retorno imediato.

Ampliação da Repressão Internacional

Ações Internacionais Contra Redes de Fraude

A última ação contra o Prince Group amplia os esforços internacionais para reprimir redes de fraudes na região. No dia 14 de outubro, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram sanções abrangentes contra o Prince Group, o qual foi designado pelo Departamento do Tesouro dos EUA como uma "Organização Criminal Transnacional".

Confisco de Criptomoedas

Além disso, no mesmo dia, o Departamento de Justiça dos EUA confiscou aproximadamente 15 bilhões de dólares em bitcoin, que estavam armazenados em carteiras de criptomoedas pertencentes a Chen Zhi, um cidadão cambojano que atua como presidente do Prince Group. Conhecido como "Vincent", Zhi, um emigre de origem chinesa de 38 anos, também foi acusado de conspiração para cometer fraude eletrônica e conspiração de lavagem de dinheiro, permanecendo foragido.

Conexões com Rede Financeira Cambojana

Outra rede financeira cambojana, Huione Group, também foi banida do sistema financeiro dos Estados Unidos na mesma data, sendo acusada em maio de colaborar com criminosos cibernéticos da Coreia do Norte. O Departamento do Tesouro dos EUA declarou: "Huione Group serve como um nó crítico para a lavagem de proventos de crimes cibernéticos perpetrados pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC), e para [Organizações Criminais Transnacionais] no Sudeste Asiático que realizam fraudes de investimento em moedas virtuais, comumente conhecidas como fraudes do tipo ‘pig butchering’, entre outras."

As sanções anunciadas por Seul em 18 de outubro também visam o Huione Group.

Métodos de Funcionamento das Fraudes

O governo britânico informou que os centros localizados no Sudeste Asiático utilizaram anúncios de emprego falsos para atrair trabalhadores, que foram forçados a cometer fraudes online, incluindo esquemas de amor e fraudes relacionadas a criptomoedas, sob ameaça de tortura.

Em adição a essas ações, em outubro, Cingapura apreendeu mais de 150 milhões de dólares de Cingapura em ativos vinculados ao Prince Group, conforme relatado pela Polícia de Cingapura, que informou que as apreensões incluíam contas bancárias, contas de valores mobiliários e dinheiro em espécie.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Apropriar-se da Groenândia pode gerar consequências “monumentais”, alerta ex-presidente da Islândia.

Estados Unidos suspende vistos de imigração para 75 países: Confira a lista completa

Como Construí um Negócio de Venda de Cães de Proteção para Clientes Abençoados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais