Interrupção de Projetos pelo Exército dos EUA
O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos irá pausar imediatamente, e considerar o cancelamento, de mais de 11 bilhões de dólares em projetos devido à paralisação do governo. A informação foi divulgada na sexta-feira pelo chefe do orçamento da administração Trump, Russell Vought.
Impacto da Paralisação do Governo
Vought, que ocupa o cargo de diretor do Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca, afirmou em uma publicação no X que "a paralisação provocada pelos democratas esgotou a capacidade do Corpo de Engenheiros do Exército de gerenciar bilhões de dólares em projetos".
Os fundos que foram pausados são relacionados a "projetos de menor prioridade" em cidades como Nova Iorque, São Francisco, Boston e Baltimore, segundo Vought.
Consequências para a Administração e Funcionários
Russell Vought, que é coautor de um guia da direita para uma grande reforma governamental conhecido como Project 2025, destacou que está sendo o primeiro a anunciar demissões federais e a suspensão de financiamentos que a administração Trump considera serem consequência da paralisação do governo.
Tanto o presidente Donald Trump quanto Vought afirmaram que a interrupção do financiamento no Congresso oferece a eles uma oportunidade para reduzir a burocracia federal. Trump tem reiterado que apenas as prioridades dos democratas estão sendo afetadas.
Congelamento de Fundos
No dia em que a paralisação teve início, Vought informou que a administração congelou cerca de 18 bilhões de dólares para dois grandes projetos de infraestrutura em Nova Iorque, além de cancelar aproximadamente 8 bilhões de dólares adicionais destinados a projetos relacionados ao clima em estados que tendem a apoiar os democratas.
Dois dias após esse anúncio, Vought informou que a administração congelou mais 2,1 bilhões de dólares em financiamento do Departamento de Transporte destinado ao sistema de transporte de Chicago.
Esta é uma notícia em desenvolvimento. Favor atualizar para mais informações.
Fonte: www.cnbc.com