Coupang Anuncia Indenização Após Violação de Dados
A gigante do varejo online sul-coreana Coupang informou que disponibilizará 1,69 trilhões de won sul-coreanos (equivalente a 1,17 bilhões de dólares) em compensação para 34 milhões de usuários que foram afetados por uma maciça violação de dados revelada no mês passado.
Detalhes da Compensação
Em um comunicado divulgado na segunda-feira, no horário local, a empresa planeja oferecer aos clientes vouchers de compra que totalizam 50.000 won, válidos para diversos serviços da Coupang. Vale destacar que os ex-clientes que optaram por fechar suas contas na Coupang, em decorrência da violação de dados, também têm direito a receber os vouchers.
Os usuários poderão verificar sua elegibilidade para os vouchers a partir do dia 15 de janeiro, conforme traduziu um comunicado oficial em coreano.
Reações dos Executivos
Harold Rogers, CEO interino da Coupang Corp., caracterizou essa medida como uma "ação responsável em relação aos nossos clientes" e assegurou que a empresa cumprirá suas responsabilidades até o final do processo. "Peço desculpas mais uma vez a nossos clientes," afirmou Rogers no comunicado.
A declaração de Rogers veio um dia após o fundador da Coupang, Kim Bom, também ter se desculpado, expressando estar "devastado" pela decepção que as pessoas vivenciaram.
Contexto da Violação de Dados
A violação de dados, que foi tornada pública no dia 18 de novembro, ocasionou a renúncia do CEO Park Dae-jun no início deste mês. Em uma declaração separada, o fundador Kim Bom reconheceu que a empresa falhou em se comunicar de forma clara desde o início do incidente.
O presidente da empresa, que se encontra nos Estados Unidos, admitiu que seu pedido de desculpas era "atrasado", justificando que inicialmente acreditava ser melhor comunicar-se publicamente e pedir desculpas apenas após a confirmação de todos os fatos. "Ao refletir, essa foi uma má decisão. Embora a Coupang tenha trabalhado incansavelmente para resolver a situação, eu deveria ter expressado meus mais profundos arrependimentos e desculpas sinceras desde o princípio. Meu coração tem estado pesado desde que soube da violação de dados," declarou Kim.
Medidas e Conclusão sobre Dados Vazados
Kim também mencionou que a companhia recuperou todas as informações de clientes vazadas em colaboração com o governo, além de dispositivos de armazenamento pertencentes a um suspeito associado à violação de dados. O fundador acrescentou que as informações de clientes armazenadas no computador do suspeito eram limitadas a 3.000 registros e que estas não foram distribuídas ou vendidas externamente.
Fonte: www.cnbc.com