Crescimento do PIB da Coreia do Sul no terceiro trimestre atinge a maior taxa em mais de um ano.

Crescimento Econômico da Coreia do Sul

Expansão do PIB

A economia da Coreia do Sul registrou sua maior taxa de crescimento em mais de um ano, com o crescimento do produto interno bruto (PIB) do terceiro trimestre superando as estimativas de analistas. De acordo com as estimativas preliminares do Banco da Coreia, o PIB cresceu 1,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a expectativa de 1,5% de economistas consultados pela Reuters. No segundo trimestre, o crescimento havia sido de 0,6%.

Componentes do Crescimento

Os dados do Banco da Coreia indicaram que a expansão foi sustentada principalmente pelas exportações e pelo setor manufatureiro, que cresceram 6% e 3,3% respectivamente em relação ao ano anterior. Entretanto, o setor da construção foi o principal fator de pressão negativa na economia, apresentando uma contração de 8,1% no trimestre analisado.

O crescimento nas exportações de bens e serviços foi o mais rápido desde o terceiro trimestre de 2024.

Negociações Comerciais e Ponto de Estagnação

Os dados do PIB da Coreia do Sul surgem em um contexto em que os negociadores do país continuam em discussões sobre os detalhes de um acordo comercial com a administração Trump. Em uma entrevista ao Bloomberg na última sexta-feira, o presidente sul-coreano Lee Jae Myung declarou que os dois países estão empacados em pontos chave relacionados ao compromisso de investimento de US$ 350 bilhões por parte de Seul.

Lee mencionou na entrevista que "os Estados Unidos, é claro, tentarão maximizar seus interesses, mas isso não deve ocorrer a ponto de causar consequências catastróficas para a Coreia do Sul."

Acordo Comercial com os EUA

Em julho, a Coreia do Sul firmou um acordo comercial com Trump que incluiu tarifas gerais sobre as exportações do país para os Estados Unidos, fixadas em 15%, uma redução em relação aos 25% inicialmente anunciados por Trump. Em contrapartida, Seul se comprometeu a investir US$ 350 bilhões nos EUA.

O presidente Lee deve se encontrar com Trump durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que será realizada em Gyeongju, Coreia do Sul, ao longo desta semana.

Perspectivas do Banco da Coreia

Na declaração feita na última quinta-feira, o Banco da Coreia afirmou que a economia continua a melhorar, apoiada pela recuperação sustentada no consumo e pelo crescimento favorável das exportações.

"Olhando para o futuro, espera-se que a demanda interna continue sua recuperação, liderada pelo consumo, e que as exportações permaneçam favoráveis por algum tempo, devido ao forte setor de semicondutores. No entanto, os impactos das tarifas dos EUA sobre as exportações devem se expandir gradualmente," acrescentou o BOK.

Previsões de Crescimento Futuro

O banco central prevê um crescimento anual de 0,9% para 2025, e de 1,6% para 2026.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

O que pode movimentar o mercado na próxima sessão de negociação.

A Principal Razão Pela Qual as Pessoas Se Divorciam, Segundo o Advogado de Emily Ratajkowski

Queda de 14% nas ações da Pony.ai e 12% da WeRide na estreia em Hong Kong

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais