Declaração de Trump eleva expectativas para tarifas zero no setor cafeeiro

Expectativa no Setor de Café

As declarações "amistosas" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dirigidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU, aumentaram a expectativa no setor de café. Há uma projeção de que as tarifas sobre o produto possam ser zeradas pela Casa Branca, conforme reportagem da CNN.

O café foi incluído no “anexo V” da ordem executiva da administração americana, que menciona a possibilidade de isenção em decorrência de um acordo comercial. Um representante do setor, que preferiu não ser identificado, mencionou em conversa com a CNN que a disposição para o diálogo por parte do governo americano pode favorecer um eventual entendimento.

Apesar das expectativas, executivos do setor ainda evitam fazer previsões definitivas, ressaltando que a situação continua "imprevisível" até que ocorra um encontro formal entre Lula e Trump.

Segundo um executivo do setor, essa expectativa já estava presente devido a uma "lógica econômica". Documentos do US Bureau of Labor Statistics circulam no segmento, mostrando uma alta significativa no preço do café no varejo americano, que neste ano chega a aproximadamente 30%.

Além disso, uma movimentação recente no Capitólio, conduzida pelo deputado republicano Don Bacon do Nebraska, ganhou atenção. Juntamente com a deputada democrata Ro Khanna da Califórnia, Bacon apresentou na semana passada um projeto de lei visando a exclusão do café da tarifa aplicada por Trump.

A possibilidade de "novidades" a respeito da situação do café foi fortalecida pelas declarações de Trump durante a Assembleia Geral, onde ele afirmou ter tido uma "química excelente" com Lula. O presidente americano também mencionou que se encontraram nos bastidores e que estão agendados para se reunir novamente na próxima semana.

Informações da CNN indicam que empresários que visitaram os Estados Unidos recentemente para reforçar negociações entre os dois países sentem que a missão ajudou a “sensibilizar” a Casa Branca. Agora, há uma expectativa crescente de que o diálogo avance com o encontro dos mandatários.

Situação do Café

O Brasil, como principal fornecedor de café para os Estados Unidos, responde por aproximadamente 35% do total de grãos importados pelo país americano. Mesmo assim, o presidente Trump manteve a tarifa de 50% sobre o produto.

Em um país em que 76% da população consome café, essas taxas tarifárias impactam tanto empresas quanto consumidores em diversas esferas do mercado.

Por essa razão, uma das apostas do setor é que a administração Trump decida zerar a tarifa de importação do café não apenas para o Brasil, mas também para vários outros países. Essa possibilidade já foi sugerida por membros do governo americano.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Especialista oferece orientações para proteger seus investimentos.

Anac: Preços altos de alimentação em aeroportos viabilizam as menores tarifas aeroportuárias do mundo.

CNI: Empresários estão mais otimistas, mas setor enfrenta 10 meses de desânimo.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais