Aumento de Refinanciamentos de Hipotecas nos EUA
Benefícios para Proprietários Atuais
Um grupo de americanos já está se beneficiando da possível redução das taxas de juros por parte do Federal Reserve (Fed): os proprietários de imóveis. Nos últimos dias, muitos americanos estão aproveitando a oportunidade para refinanciar seus empréstimos hipotecários, com um aumento de 58% nas solicitações de refinanciamento na última semana. Esses dados são provenientes da Mortgage Bankers Association (MBA). Em comparação com o mesmo período do ano passado, as solicitações de refinanciamento aumentaram 70%.
Demanda por Hipotecas de Taxa Ajustável
A demanda por hipotecas de taxa ajustável também apresentou um crescimento significativo. A participação de atividades de refinanciamento associadas a esses contratos subiu para 12,9% na última semana, a maior proporção registrada desde 2008, conforme relatou a associação.
Fatores que Impulsionam a Demanda
Esse aumento na demanda é impulsionado, em grande parte, pela queda acentuada nos custos de empréstimos para aquisição de imóveis, à medida que o mercado antecipa uma redução na taxa-alvo do Fed durante sua reunião de política monetária em setembro. Essa expectativa irá impactar diretamente os custos de empréstimos de curto prazo na economia, além de influenciar as taxas de longo prazo, já que os investidores preveem uma diminuição nos custos de aquisição ao longo de um período mais prolongado.
Queda nas Taxas de Juros
Na quarta-feira, o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos recuou para cerca de 4,02%, em comparação com seu pico de aproximadamente 4,8% no início de 2025. As taxas de hipoteca estão atreladas ao rendimento de 10 anos.
O índice referente à hipoteca fixa de 30 anos também observou uma diminuição, caindo 15 pontos base para cerca de 6,35% na última semana, conforme dados da Freddie Mac. Este foi o maior recuo semanal em um período de um ano, segundo informações da empresa de financiamento imobiliário.
Dados sobre Hipotecas de Taxa Ajustável
Além disso, a taxa da hipoteca ajustável de 5/1 anos, que é um plano de empréstimo onde as taxas permanecem fixas durante os primeiros cinco anos e se ajustam a cada ano a seguir, também apresentou um recuo, alcançando 5,7% na semana que terminou em 5 de setembro, conforme mencionado em um relatório anterior da MBA.
Crescimento Geral da Atividade de Hipotecas
A atividade hipotecária em geral está em ascensão, com um aumento total de 9,2% nas solicitações durante a semana que terminou em 5 de setembro. Joel Kan, economista chefe adjunto da MBA, comentou em uma declaração que "o movimento de queda nas taxas impulsionou a demanda mais forte de tomadores de empréstimos desde 2022, com um aumento nas solicitações de compra e refinanciamento".
Perspectivas para o Mercado Imobiliário
O aumento na atividade sugere uma perspectiva animadora para o mercado imobiliário dos Estados Unidos, que tem enfrentado um período de estagnação nos últimos anos, devido aos altos custos de empréstimos que afastaram compradores e vendedores. Nesta semana, a National Association of Home Builders expressou que acredita que o mercado imobiliário pode estar se aproximando de um ponto de virada à medida que as taxas caem em antecipação à esperada decisão do Fed.
Expectativas Futuras
Por outro lado, o Bank of America projetou que espera que as taxas de hipoteca recuem para cerca de 6,25% até o final do ano, à medida que o Fed reinicie seu ciclo de redução das taxas de juros.