### Termo de Elon Musk com o Governo
Na sexta-feira, 30 de maio de 2025, o presidente Donald Trump realizou uma coletiva de imprensa com Elon Musk para marcar o fim do mandato do CEO da Tesla como funcionário especial do governo, supervisionando o serviço DOGE dos EUA, no Salão Oval da Casa Branca em Washington.
### Desempenho da General Motors e do Setor de Veículos Elétricos
A General Motors anunciou na última terça-feira que seus resultados trimestrais incluirão uma cobrança de US$ 1,6 bilhão relacionada aos investimentos em veículos elétricos. Essa notícia é apenas uma das várias divulgações preocupantes sobre veículos elétricos feitas por grandes montadoras.
O CEO da Ford, Jim Farley, afirmou no final do mês passado que espera que a demanda por veículos totalmente elétricos seja reduzida pela metade após o término do programa de crédito fiscal federal. Sua previsão se baseia em um comunicado da Stellantis, empresa-mãe de marcas automobilísticas como Chrysler e Jeep, que anunciou a desistência de sua meta de produzir apenas veículos elétricos na Europa até 2030 e recuou em metas ambiciosas para os Estados Unidos, principalmente em relação à marca Chrysler.
O setor automotivo enfrenta uma nova onda de incertezas agora que os consumidores não podem mais contar com os créditos fiscais de US$ 7.500 para a compra de veículos elétricos. Esses incentivos expiraram no final de setembro, como parte do plano de gastos do presidente Trump.
### A Situação da Tesla no Mercado
Enquanto os fabricantes de automóveis estão redefinindo as expectativas dos investidores, um nome tem estado notavelmente ausente da conversa: a Tesla. A empresa de Elon Musk é, de longe, a maior vendedora de veículos elétricos nos Estados Unidos, embora sua participação de mercado tenha diminuído à medida que a concorrência aumentou e seu valor de marca caiu. A participação da Tesla no mercado totalmente elétrico nos EUA foi estimada em 43,1% no final de setembro, uma queda em relação aos 49% registrados no final do ano anterior, segundo dados fornecidos à CNBC pela Motor Intelligence.
A Tesla deve divulgar seus resultados do terceiro trimestre na próxima semana, e os analistas de Wall Street estão ansiosos para saber que tipo de demanda a empresa espera agora que os créditos não estão mais disponíveis. Recentemente, a Tesla lançou versões simplificadas e de menor custo de seu popular SUV Model Y e dos sedãs Model 3, tentando compensar parte do aumento de preços que surge com a perda dos incentivos.
### Expectativas e Desafios para a Tesla
Steve Greenfield, sócio-gerente da Automotive Ventures, ressaltou que a retirada das montadoras tradicionais do segmento pode ser uma boa notícia para a Tesla, uma vez que sua participação de mercado pode começar a se recuperar. Ele comentou em um e-mail que a empresa possui “uma lealdade à marca muito forte”. Greenfield acredita que, na maioria das vezes, os compradores de Tesla continuarão fiéis à marca ao adquirirem seu próximo carro.
Entretanto, desafios significativos estão à frente. O interesse em veículos elétricos a bateria deve “muito provavelmente encolher dramaticamente” no quarto trimestre, devido ao “adiantamento da demanda”, pois os consumidores correram para comprar veículos elétricos antes que o crédito expirasse. Com o fim do ano, a Tesla provavelmente enfrentará um “duplo golpe”, segundo Greenfield, proveniente da redução nas vendas de veículos elétricos e de margens menores nos carros que ainda conseguirem vender. A Tesla não respondeu a solicitações de comentário.
Os investidores, por outro lado, estão se mostrando mais otimistas. Após uma queda de 36% no primeiro trimestre, as ações da Tesla se recuperaram e agora estão mais de 7% em alta no ano, impulsionadas pela compra de cerca de US$ 1 bilhão em ações da Tesla por Musk em setembro.
O início brutal do ano foi atribuído a uma reação negativa dos consumidores nos EUA e Europa em resposta à retórica política incendiária de Musk, suas ações para o presidente Trump, nas quais reduziu a força de trabalho federal, e seus apoios a grupos de extrema-direita, incluindo o partido AfD da Alemanha.
### Compartilhando as Dificuldades
Esperando-se que na próxima quarta-feira, durante a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, a Tesla reporte um crescimento de receita de 3,5% em relação ao ano anterior, alcançando US$ 26,1 bilhões, conforme informações da LSEG. No entanto, os analistas projetam uma queda na receita no quarto trimestre e um recuo de 3,5% para todo o ano de 2025, marcando o primeiro declínio anual registrado.
No início deste mês, a Tesla anunciou um aumento de 7% nas entregas de veículos em relação ao ano anterior para o terceiro trimestre. Esse resultado representa uma mudança após duas quedas consecutivas no início do ano.
Mark Wakefield, líder global de mercado automotivo da Alix Partners, comentou que “não é apenas a retirada de todos os outros; a Tesla não pode simplesmente assumir o controle do mercado”. Ele observou que, mesmo antes da promulgação do plano de gastos republicano em julho, a demanda do consumidor por veículos totalmente elétricos já estava “praticamente estagnada”. Os compradores de automóveis buscavam um “momento decisivo” em que os veículos elétricos se tornassem competitivos em custo com modelos híbridos ou movidos a gasolina.
Wakefield também acrescentou que “esse mercado precisa de uma sensação de novidade”, e que as novas opções do Model Y e do Model 3 com preço reduzido não são exatamente “revolucionárias”.
### Impactos da Administração Trump
A administração Trump não tem facilitado a situação para a indústria automobilística. Robbie Orvis, diretor sênior da Energy Innovation, um think tank de políticas climáticas não partidário, afirmou à CNBC que as desvalorizações dos fabricantes de automóveis eram esperadas e resultavam exclusivamente de mudanças políticas além dos créditos fiscais. O governo Trump também “revogou a isenção da Califórnia para estabelecer seus próprios padrões de veículos, cancelou bilhões em financiamento para carregadores de veículos elétricos e para readequação de fábricas para a produção de veículos elétricos, e está em processo de desfazer os padrões de emissões de escapamento que estimulavam a adoção de veículos elétricos”, observou Orvis.
Essas políticas, juntamente com tarifas, já causaram bilhões de dólares em perdas para os fabricantes de automóveis dos EUA, o que significa que eles não estão em posição de investir em novos segmentos de mercado, segundo Orvis. A Tesla também está sentindo o impacto dessa situação, que se manifesta de maneira mais aguda em mercados internacionais.
Orvis comentou que “os fabricantes de automóveis chineses estão rapidamente substituindo os fabricantes de automóveis dos EUA nos mercados externos, pois conseguem oferecer carros novos mais baratos e de maior qualidade, especialmente elétricos, em mercados onde há uma grande e crescente demanda”.
### Foco da Tesla em Robôs e Mobilidade
Enquanto isso, Musk tenta redirecionar a atenção dos investidores para outras áreas. Ele defende que o futuro da companhia depende de robôs de táxi e robótica humana, dois mercados em que a Tesla ainda não obteve avanços significativos. A Tesla está testando seu serviço de táxi com a marca Robotaxi em capacidade limitada em algumas cidades, mas está muito atrás da Waymo, da Alphabet, que está expandindo rapidamente suas operações comerciais.
Em março, Musk afirmou que a Tesla tinha como objetivo produzir 5.000 robôs Optimus neste ano, embora saídas significativas da equipe tenham colocado esse plano em dúvida. Em setembro, Musk escreveu em sua conta no X que “cerca de 80% do valor da Tesla será o Optimus”. No ano passado, ele previu que os robôs Optimus um dia transformariam a Tesla em uma empresa avaliada em US$ 25 trilhões, o que representaria mais da metade do valor total do S&P 500 na época de seu comentário.
Essa narrativa é suficientemente atraente para alguns investidores de longa data da Tesla e admiradores de Musk. No entanto, no momento, a empresa ainda depende das vendas de veículos elétricos para sustentar seus negócios. E nos Estados Unidos, embora a participação de mercado da Tesla possa estar prestes a aumentar, o tamanho total do mercado — pelo menos no curto prazo — parece estar encolhendo.
— A contribuição de Mike Wayland da CNBC foi incluída neste relatório.
Fonte: www.cnbc.com