GM Inaugura Nova Sede em Detroit
Exibição Simbólica
DETROIT – Diante da nova sede mundial da General Motors, situada entre o edifício de 12 andares e o primeiro novo arranha-céu da cidade em mais de 30 anos, estão estacionadas duas caminhonetes Chevrolet, uma de 1963 e uma nova Silverado EV. Esses veículos, embora façam parte de uma exibição temporária de feriado, simbolizam o que há dentro dos novos escritórios globais da montadora: a fusão de seu passado e presente.
A GM ocupa quatro dos seis andares do edifício, preenchendo-os com artefatos, referências de design e "ovos de Páscoa" relacionados à história da montadora. Entre os itens estão um projeto da icônica cúpula de design da GM, um mapa inicial de suas instalações de testes adjacentes, papel de parede interno com 300 tecnologias patenteadas e uma parede decorativa de fitas cassete que incluem músicas com referências às marcas da montadora, além de homenagens lúdicas a figuras notáveis como a CEO Mary Barra e o presidente Mark Reuss.
Inovação e Cultura
"Quando estávamos ajudando a projetar o espaço, a liderança pediu que incluíssemos alguns ovos de Páscoa e detalhes que representassem quem somos na GM, honrando nossa cultura, história e inovação", declarou Rebecca Waldmeir, gerente de arquitetura e experiência de design industrial da GM, durante uma visita à nova sede.
Outras surpresas no local incluem referências a ruas de Detroit, influências de design do famoso campus da GM na periferia de Detroit, além de obras de arte e esculturas de seus produtos. De acordo com os funcionários da GM, os novos escritórios facilitarão a colaboração e estarão em sintonia com a forma como a empresa espera que seus colaboradores trabalhem no mundo pós-pandêmico. A nova sede abrigará escritórios executivos e outras funções corporativas, como marketing, jurídico e finanças.
"A sede deve ser, em certa medida, um farol para a cultura da empresa", afirmou David Massaron, vice-presidente de infraestrutura e cidadania corporativa da GM. "Ao entrar aqui, deve ajudar as pessoas a compreender quem queremos ser”.
De Fortalezas a Funcionalidade
A nova sede representa uma significativa diminuição em área para o escritório corporativo da montadora, que se deslocou do imponente complexo conhecido como Renaissance Center, localizado ao longo do rio da cidade, para apenas quatro andares, que somam aproximadamente 200 mil pés quadrados, no novo edifício.
A nova sede da GM está localizada a menos de um quilômetro do RenCen, como é comumente chamado, que tem sido um símbolo da cidade desde que, ironicamente, a Ford Motor construiu o complexo, mas decidiu não torná-lo sua sede na década de 1970. A GM adquiriu o edifício em 1996 como sua terceira sede, todas situadas na Motor City.
O RenCen é um complexo fortificado de 5,6 milhões de pés quadrados, que inclui uma torre central de mais de 700 pés cercada por quatro torres de 500 pés e duas menores. O complexo é notoriamente difícil de acessar e navegar. Durante a maior parte de sua existência, foi cercado por barreiras de concreto antes de uma reformulação no início do milênio.
Este espaço já representou a cultura historicamente isolada da GM, que Barra se esforçou para mudar durante sua gestão de aproximadamente 11 anos como CEO. "O RenCen foi projetado em uma era diferente, em uma era pré-Covid, quando todos iam trabalhar cinco dias por semana e ficavam em suas mesas", explicou Massaron. "Particularmente em um mundo pós-pandêmico, você precisa de um espaço de escritório que as pessoas queiram frequentar, pois temos opções."
Atualmente, os cerca de 50 mil funcionários assalariados da GM nos Estados Unidos são exigidos a trabalhar no escritório de terça a quinta-feira, mas as regras são mais flexíveis em relação à localização e ao trabalho remoto.
A maioria dos novos escritórios executivos, que ocupam o andar superior do edifício, estarão abertos para uso pelos executivos conforme necessário, conforme Massaron. Apenas quatro dos escritórios serão designados permanentemente para executivos de topo da GM, como Barra e Reuss.
A GM não revelou quantos funcionários devem trabalhar regularmente na nova sede, informando que o movimento no local flutuará com base nas prioridades e fluxos de trabalho. Além disso, a empresa não divulgou detalhes financeiros sobre seu contrato de locação de 15 anos na nova sede.
O complexo, conhecido como Hudson’s Detroit, é propriedade de uma empresa imobiliária do bilionário Dan Gilbert, presidente da Rocket Companies, que tem investido na aquisição e renovação de propriedades em Detroit por mais de uma década.
Espaços Sociais e Recreativos
Além das áreas de escritório e do andar executivo, que todos dão vista para um átrio aberto, a GM também planeja abrir um espaço semi-público no primeiro andar do edifício para exibir produtos e hospedar eventos. Outras comodidades incluem áreas de reuniões sociais e lounges, serviços de alimentação e bebidas, além de uma quadra de pickleball e área de recreação.
A nova sede da GM, que ainda está em construção, surge meses após a Ford ter inaugurado uma nova sede global de 2,1 milhões de pés quadrados, juntamente com um centro de design e desenvolvimento de produtos em Dearborn, Michigan. A nova instalação da Ford inclui escritórios, operações de design e industriais, além de uma ampla gama de comodidades, como uma área de refeições de 160 mil pés quadrados com oito "conceitos de cozinha", diversos pátios e outras melhorias.
A diferença notável no tamanho entre as novas sedes da GM e da Ford deve-se a localização, número de funcionários e às pastas de escritórios e operações das montadoras na região. A GM, por exemplo, possui um vasto centro de design e tecnologia que ocupa 710 acres em Warren, Michigan, onde mais de 24 mil funcionários estão alocados.
Massaron afirmou que a GM não sentiu a necessidade de criar "uma cidade dentro de uma cidade" para sua nova sede, pois, na verdade, é "um edifício dentro de uma cidade".
Um Vislumbre Dentro da Nova Sede
O interior do novo HQ da GM incorpora elementos de design inspirados no icônico Centro Técnico Global da GM, projetado por Eero Saarinen, incluindo acabamentos metálicos dourados, paredes de madeira, iluminação suave embutida e uma combinação de geometrias lineares limpas com curvas sutis.
Um dos destaques visuais inclui gráficos nas paredes que destacam 300 de mais de 49 mil patentes concedidas desde a fundação da empresa em 1911. A exibição de fitas cassete celebra o amplo impacto cultural da GM, que menciona mais de 78 mil músicas que fazem referência às marcas e veículos da montadora.
Adicionalmente, um modelo do conceito Chevrolet Corvette CX é exibido em uma parede do corredor executivo da nova sede, que também abriga uma sala de reuniões executiva. O atrativo átrio central do edifício apresenta uma cafeteria e espaço comum que servem como áreas para interação e convívio entre os funcionários, complementados pela criação de arte sonora tridimensional que destaca tons de motores de importantes veículos da GM, transformando engenharia acústica em expressão escultórica.
Uma estátua da "Deusa Cadillac" está exposta em uma mesa no andar executivo, simbolizando a rica história e legado cultural da General Motors.
Fonte: www.cnbc.com