Produção Brasileira de Ovos
A produção de ovos no Brasil deve alcançar a marca histórica de 62 bilhões de unidades em 2025. Essa previsão está vinculada ao crescimento do consumo pela população brasileira, conforme estimativas feitas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A data de 10 de outubro é comemorada como o Dia Mundial do Ovo.
Projeções de Consumo
O volume projetado para este ano representa um aumento de 7,5% em comparação a 2024. A ABPA estima que, em média, cada brasileiro consumirá 288 ovos ao longo do ano, o que se traduz em um crescimento de 7,1% em relação a 2024. Pela primeira vez, o Brasil irá se posicionar entre os 10 maiores consumidores per capita de ovos do mundo.
Expectativas para 2026
Para o ano de 2026, a expectativa é que o Brasil alcance o sétimo lugar no ranking global de consumo individual de ovos, ao totalizar 306 unidades per capita. A ABPA ainda ressalta que a produção no próximo ano pode atingir 65 bilhões de unidades, um novo recorde.
Opinião da ABPA
Ricardo Santin, presidente da ABPA e do Instituto Ovos Brasil (IOB), destaca que o crescimento continuo é uma tendência confirmada para 2026. Santin afirma que as projeções de novos recordes são um sinal do "papel do ovo na segurança alimentar e na saúde da população".
Ele explica que o ovo vem recebendo uma aceitação crescente entre os consumidores, contribuído por fatores como acessibilidade, versatilidade e alto valor nutricional. Adicionalmente, Santin observa que o setor também tem se beneficiado de custos mais equilibrados e de uma presença mais forte nas mesas dos brasileiros, o que contribui para uma expectativa de crescimento consistente nos próximos anos.
Ranking de Consumo Per Capita
A seguir, apresentamos uma lista de países que se destacam pelo consumo de ovos per capita, medido em unidades por habitante:
- China: 385 Unidades por Habitante
- México: 363 Unidades por Habitante
- Indonésia: 340 Unidades por Habitante
- Japão: 337 Unidades por Habitante
- Argentina: 332 Unidades por Habitante
- Paraguai: 298 Unidades por Habitante
- Brasil: 288 Unidades por Habitante
- Rússia: 288 Unidades por Habitante
- Malásia: 281 Unidades por Habitante
- Ucrânia: 260 Unidades por Habitante
Fonte: www.cnnbrasil.com.br