Dirigente do Fed: É essencial que as autoridades mantenham uma mente aberta sobre a redução das taxas de juros.

Desaceleração do Crescimento do Emprego nos EUA

A desaceleração do crescimento do emprego nos Estados Unidos pode ser mais atribuída à diminuição da demanda por trabalhadores do que a uma queda na força de trabalho, resultado de políticas de imigração mais rígidas. Essa análise foi feita pela presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, em um artigo publicado na última segunda-feira, dia 10.

Análise do Crescimento Salarial

Daly ressaltou que a desaceleração do crescimento salarial indica que a redução no número de contratações não se deve apenas à dificuldade das empresas em encontrar novos funcionários, mas também reflete uma verdadeira necessidade reduzida de mão de obra.

Números do Crescimento Mensal de Empregos

O crescimento do emprego, que era de aproximadamente 150.000 novas contratações por mês em 2024, caiu para cerca de 50.000 durante o primeiro semestre de 2025.

Demanda e Oferta de Trabalho

"A procura por trabalhadores diminuiu, e isso ocorreu juntamente com um declínio quase paralelo na oferta de mão de obra", afirmou Daly, observando que esse fenômeno ajudou a manter a taxa de desemprego estável.

Desaceleração Salarial

Ela ainda mencionou que "o crescimento dos salários, tanto nominais quanto reais, desacelerou de forma geral à medida que o mercado de trabalho esfriou", um movimento observado em setores com maior presença de trabalhadores estrangeiros.

Considerações Estruturais

Daly acrescentou: "Se a desaceleração do crescimento do emprego fosse em grande parte estrutural e relacionada à oferta de mão de obra, o oposto estaria acontecendo."

Posição sobre Cortes de Juros

Embora não tenha expressado uma posição clara sobre a possibilidade de novos cortes nas taxas de juros durante a próxima reunião do Fed em dezembro, as conclusões de Daly sobre o mercado de trabalho têm relevância no debate atual.

Impacto das Ações do Fed

Os banqueiros centrais acreditam que suas decisões sobre as taxas de juros influenciam significativamente aspectos do ciclo econômico, como a demanda por trabalho, que varia conforme a atividade econômica. No entanto, essas ações têm menor impacto em mudanças estruturais, como a diminuição da mão de obra de imigrantes.

Efeitos das Tarifas

Daly também mencionou que não acredita que os impactos das tarifas tenham causado uma dinâmica de inflação ampla e persistente. Ela destacou que, até o momento, os efeitos das tarifas têm se restringido a produtos específicos, com poucas repercussões mais amplas.

Avaliação das Políticas Monetárias

A presidente do Fed comentou que a redução dos custos de empréstimos em 0,25 ponto percentual nas últimas duas reuniões foi uma decisão "apropriada". Entretanto, é necessário avaliar se os Estados Unidos enfrentam um risco elevado de inflação, que exigiria uma política monetária mais restritiva, ou se estão se aproximando de um crescimento produtivo impulsionado pela inteligência artificial, que poderia ocorrer sem um aumento significativo nos preços.

Necessidade de Abertura para o Debate

"Ajustes na política monetária exigem uma mente aberta e a busca por evidências em ambos os lados do debate", concluiu Daly.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

EUA e empresa canadense investem em IA para aprimorar o refino de terras raras no Brasil

EUA e empresa canadense investem em IA para a extração de terras raras no Brasil

Trump impõe tarifas de 10% a nações que enviaram tropas à Groenlândia.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais