Miran Indica Possível Saída do Federal Reserve
Stephen Miran, que ocupa um cargo no Conselho dos Governadores do Federal Reserve, declarou nesta sexta-feira, dia 30, que tem a expectativa de deixar sua posição após a confirmação de Kevin Warsh, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a presidência do Fed, pelo Senado.
Nomeação de Warsh e Implicações
Trump anunciou mais cedo, neste mesmo dia, o candidato selecionado para suceder Jerome Powell, cujo mandato termina em meados de maio. Contudo, para que isso ocorra, é necessário que haja uma vaga no Conselho de Governadores do Federal Reserve, uma vez que, no momento, não existe nenhuma disponível. Powell ocupa também um mandato no Conselho que se estende até 2028, e não revelou suas intenções sobre permanecer no cargo após maio. Essa situação ocorre no contexto de uma pressão exercida por Trump sobre a instituição financeira.
Vaga de Miran como Solução
A possível saída de Miran pode ser uma estratégia para Trump conseguir a nomeação de Warsh para o Fed. Miran foi confirmado em setembro para um mandato que se encerra neste sábado, dia 31 de março. Durante sua audiência de confirmação, ele havia declarado que não se comprometia a deixar seu cargo após o término do mandato.
Expectativas de Miran
Miran reiterou, nesta sexta-feira, que sua saída pode ser uma consequência da situação atual, mas não tinha certeza absoluta sobre como o governo planejava proceder em relação a essa questão.
"Permanecerei no meu cargo atual até que meu sucessor seja confirmado e, você sabe, presumivelmente, no momento, esse sucessor seja o presidente designado Warsh", comentou Miran em uma entrevista à CNBC. “Estou ansioso para saber quem será”, acrescentou, expressando sua expectativa sobre a nomeação futura.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br