Remoção de Conteúdo da Disney do YouTube TV
Na última quinta-feira, o conteúdo da Disney, que inclui canais como ABC e ESPN, foi removido do YouTube TV, da Google, após as duas empresas não conseguirem renovar um contrato.
Tática de Negociação
Em comunicado publicado em seu blog oficial, o YouTube afirmou: "Na semana passada, a Disney utilizou a ameaça de um bloqueio no YouTube TV como uma tática de negociação para forçar condições contratuais que aumentariam os preços para nossos clientes."
A plataforma ainda destacou que: "Eles estão agora cumprindo essa ameaça, suspensa o conteúdo no YouTube TV. Essa decisão prejudica diretamente nossos assinantes, enquanto beneficia seus próprios produtos de TV ao vivo, incluindo Hulu + Live TV e Fubo."
Tentativas de Acordo
O YouTube ressaltou que, "apesar de nossos melhores esforços, não conseguimos chegar a um acordo justo." Mais de 20 canais, incluindo ABC e ESPN, assim como gravações de conteúdo da Disney, foram removidos da plataforma.
As duas partes estavam enredadas em negociações contratuais, mas não conseguiram alcançar um novo acordo de distribuição antes do vencimento do contrato, que se deu no dia 30 de outubro, às 23h59, horário do Leste dos EUA.
Relação Financeira
O YouTube TV realiza pagamentos a emissoras para transmitir seus canais. Essa notícia surge após um outro desentendimento que o YouTube TV teve com a NBCUniversal no mês passado; aquele caso foi resolvido após uma extensão temporária para evitar um bloqueio de conteúdo.
Compensação aos Assinantes
Ciente do impacto que a perda de canais pode causar, o YouTube se comprometeu a continuar trabalhando com a Disney para chegar a um acordo. O comunicado também informou que, caso os conteúdos permaneçam indisponíveis por um período prolongado, a empresa oferecerá um crédito de US$ 20 aos membros.
Reação da Disney
Até o momento, a Disney não respondeu imediatamente a um pedido de comentário a respeito da situação. A Disney já havia sido a primeira a alertar sobre a possível remoção de seu conteúdo da plataforma do YouTube na semana anterior.
Posição do YouTube no Mercado
O YouTube se destaca como o principal distribuidor de mídia nos Estados Unidos em termos de engajamento do público, capturando mais de 13% do tempo de visualização de TV em julho, segundo dados da Nielsen.
Fonte: www.cnbc.com