Dispensa de Lisa Cook: Acompanhe o Dólar dos EUA, Títulos e Ações em Meio à Conflito do Fed com Trump

Você está tentando assistir KPop Demon Hunters na Netflix pela décima vez e relaxar antes de dormir. Então, você recebe a notificação:

“Trump diz que vai demitir um governador do Fed.”

Essa é uma notícia difícil de processar tão tarde da noite. Você quer terminar o filme, mas agora está preocupado com seu dinheiro.

Isso vai descontentar investidores estrangeiros e fazer com que eles se desfaçam dos ativos dos EUA que estão em seu portfólio? Foi isso que aconteceu em abril, após Trump sugerir a demissão do presidente do Fed, Jerome Powell. O Dow caiu 972 pontos em um único dia.

Isso também pode iniciar uma nova onda de inflação? Essa sempre foi uma preocupação dos analistas do Fed que alertaram contra uma desaceleração da economia muito rápida.

De qualquer forma, você terá dificuldade para dormir esta noite.

Mas não precisa ser assim. E se você tivesse uma lista prática de sinais do mercado a observar, para decidir o quanto se preocupar?

(1) O dólar americano

O grande representante do mundo das moedas. O meio através do qual muitas atividades comerciais globais ocorrem. Uma fonte de orgulho e alegria nacional.

Também é um bom indicador de como os investidores estrangeiros estão se sentindo sobre os EUA. É simples: se eles não gostam do rumo que as coisas estão tomando, reduzirão sua exposição.

Isso foi exatamente o que aconteceu na terça-feira, em meio à controvérsia envolvendo Lisa Cook, com o índice do dólar caindo até 0,3%. O mesmo aconteceu durante a polêmica envolvendo Powell em 21 de abril, quando o dólar caiu 1%.

(2) O rendimento do Tesouro a 30 anos

Enquanto o dólar é um bom indicador de sentimentos, este é mais uma leitura das expectativas de inflação.

Se os investidores começarem a ficar receosos quanto às perspectivas de longo prazo dos EUA, eles podem começar a se desfazer de dívidas governamentais de longo prazo. Isso, por sua vez, eleva os rendimentos.

Além disso, se a inflação realmente ocorrer, a melhor arma do Fed para combatê-la são os aumentos nas taxas de juros. Os rendimentos também aumentam em expectativa disso.

Isso foi exatamente o que aconteceu na terça-feira, com o rendimento a 30 anos subindo até cinco pontos-base. Na fatídica data de 21 de abril, ele disparou o dobro desse valor.

Portanto, fique atento ao rendimento a 30 anos. Quanto mais ele aumentar acentuadamente, mais preocupado você deve ficar.

(3) Ações

Esse é talvez o sinal mais óbvio. Nada expressa a insatisfação do investidor mais do que uma venda acentuada de ações.

Se os investidores não gostam do que Trump está fazendo, eles deixam o mercado de ações falar por eles. E, por ser o ativo mais proeminente, captura todas as manchetes.

Como mencionado anteriormente, os traders de ações se rebelaram ocasionalmente em resposta a manchetes contra Powell. Curiosamente, isso não aconteceu na terça-feira, com o S&P 500 realmente avançando após uma abertura negativa. Entre os três indicadores, este é o mais forte que o mercado não está particularmente preocupado com a situação de Lisa Cook.

A sessão de negociação de terça-feira não teve o mesmo ácido das vendas de conflitos anteriores entre Trump e o Fed, sugerindo que os investidores acreditam que a demissão não irá ocorrer ou que o impacto da independência do Fed será mínimo, caso isso aconteça.

No futuro, é mais útil observar esses três sinais em conjunto. Apenas fique atento se todos eles estiverem piscando ao mesmo tempo.

Related posts

MongoDB, Okta, PVH e mais no Brasil

4 grandes perguntas sobre a Nvidia, a ação mais importante do mercado

Fed reage à tentativa de Trump de demitir Lisa Cook

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais