Sequestro de Bitcoin pelo Departamento de Justiça dos EUA
Valor e Contexto do Sequestro
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) confiscou aproximadamente US$ 15 bilhões em bitcoin, que estavam sob a posse de um indivíduo acusado de liderar uma extensa operação de fraudes conhecida como "pig butchering", com sede no Camboja, de acordo com informações divulgadas por promotores na terça-feira.
Este sequestro representa a maior ação de confisco já realizada pelo DOJ em sua história.
Acusações e Identificação do Acusado
Um indiciamento que acusa o suposto responsável pela fraude, Chen Zhi, foi divulgado na terça-feira em um tribunal federal localizado em Brooklyn, Nova York. Chen Zhi, que também é conhecido pelo nome de "Vincent", permanece foragido, conforme informações do Escritório do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York.
Nos documentos apresentados em tribunal, Zhi foi identificado como o fundador e presidente do Prince Holding Group, um conglomerado comercial multinacional baseado no Camboja que opera uma diversidade de entidades comerciais em mais de 30 países.
Operações de Fraude do Prince Group
As operações do grupo Prince incluíam "compostos de trabalho forçado" em diversas regiões do Camboja, conforme informado pelo Escritório do Procurador dos Estados Unidos em um comunicado à imprensa.
Indivíduos que eram mantidos contra a sua vontade nesses compostos estavam envolvidos em esquemas de fraude de investimento em criptomoedas, conhecidos como fraudes do tipo "pig butchering", que resultaram na subtração de bilhões de dólares de vítimas tanto nos Estados Unidos quanto em várias partes do mundo.
Tráfico e Coação
Os promotores relataram que centenas de pessoas foram traficadas e forçadas a trabalhar nas instalações destinadas a essas fraudes, frequentemente sob a ameaça de violência. Essa situação revela a gravidade das condições às quais essas vítimas estavam submetidas.
Chen Zhi e uma rede de executivos de alto nível do Prince Group são acusados de ter utilizado influência política em diversos países para proteger sua empreitada criminosa. Além disso, foram feitas acusações de que teriam pago propinas a funcionários públicos a fim de evitar ações por parte das autoridades legais que poderiam mirá-los, visando desmantelar a operação.
Atualizações e Informações Adicionais
Este é um desenvolvimento notável e em andamento no combate a fraudes financeiras em países que apresentam desafios na supervisão do uso de criptomoedas em transações fraudulentas.
Este é um relatório em desenvolvimento. Favor atualizar para obter as últimas informações.
Fonte: www.cnbc.com