Na terça-feira, o dólar americano apresentou pouca variação, enquanto os investidores estavam atentos à última reunião do Federal Reserve (Fed) do ano. Durante o mesmo período, o dólar australiano registrou fortalecimento após um tom mais robusto do Banco Central da Austrália.
Às 06h00 (horário de Brasília), o Índice do Dólar, que monitora o desempenho da moeda americana em relação a uma cesta composta por seis moedas principais, caiu ligeiramente e se estabeleceu em 99,042.
Um possível corte de juros “agressivo”
O Federal Reserve deu início à sua reunião de política monetária de dois dias na data de hoje. A expectativa predominante é de que a instituição anuncie um corte de 25 pontos-base na taxa de juros, quando divulgar sua decisão na quarta-feira.
Os contratos futuros de fundos federais indicam uma probabilidade de quase 90% de um corte, conforme demonstrado pela ferramenta FedWatch da CME.
No entanto, permanece uma incerteza sobre o que será comunicado pelo Fed em relação às novas medidas de flexibilização monetária em 2026, especialmente com a possível nomeação de um novo presidente da instituição.
Analistas do ING comentaram que “grandes expectativas de um corte agressivo na decisão do FOMC na noite de quarta-feira já estão presentes”. Segundo eles, “a precificação de um afrouxamento monetário adicional por parte do Fed ainda é vulnerável, e suspeitamos que a queda do dólar esteja limitada até a reunião do Fed”.
O principal dado econômico esperado para os EUA, que será divulgado ainda hoje, é o relatório JOLTS, referente às vagas de emprego. Contudo, seu período de referência para outubro indica que é improvável que tenha um impacto significativo nas deliberações atuais do Fed.
Euro sobe com melhores dados de exportação da Alemanha
O par EUR/USD registrou uma alta de 0,1%, alcançando 1,1645, após dados de exportação da Alemanha em outubro superarem as expectativas. As exportações do país aumentaram 0,1% em relação ao mês anterior, contrariando previsões de queda de 0,5%. Essa melhora foi impulsionada pela demanda proveniente dos parceiros da União Europeia, embora as remessas para os Estados Unidos e para a China tenham apresentado uma queda acentuada.
Esses dados fornecem um indício positivo de que a economia alemã pode estar se estabilizando, o que oferece algum suporte ao euro.
Entretanto, o ING alertou que “a não aprovação de um orçamento para a segurança social no parlamento francês hoje seria recebida de forma negativa pelos mercados, podendo reintroduzir riscos políticos ao euro”.
O par GBP/USD também viu avanço de 0,2%, situando-se em 1,3348, mantendo-se estável antes da divulgação dos dados do PIB do Reino Unido na próxima sexta-feira e do anúncio sobre a política monetária do Banco da Inglaterra na próxima semana.
Dólar australiano sobe após RBA manter taxas de juros
Na região da Ásia, o par AUD/USD registrou alta de 0,3%, alcançando 0,6638, após o Banco Central da Austrália (RBA) decidir manter sua taxa básica de juros inalterada em 3,60%, uma decisão já amplamente prevista pelo mercado.
Segundo o RBA, os riscos de inflação “inclinaram-se para cima”, e alertou que uma demanda interna mais intensa do que a esperada poderia intensificar as pressões sobre a capacidade produtiva. Esse cenário pode levar os formuladores de políticas a dedicar mais atenção à persistência dos aumentos de preços.
Isso indica que o ciclo de flexibilização monetária do RBA, previsto para os meses de julho, agosto e maio, está em pausa por ora, sendo que o banco central hesita em implementar novos cortes enquanto a inflação subjacente continuar elevada.
Em outras transações no mercado, o par USD/CNY recuou ligeiramente para 7,0702, enquanto o USD/JPY subiu 0,3%, estabelecendo-se em 156,29. Essa mudança ocorreu após um forte terremoto de magnitude 7,5 atingir a região nordeste do Japão durante a noite. O evento desencadeou ordens de evacuação e alertas de tsunami, que posteriormente foram rebaixados para avisos.
Este conteúdo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza profissional. Não deve ser considerado uma recomendação de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a potencial perda do principal. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. Você deve conduzir sua própria pesquisa e consultar um consultor financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão de investimento. Algumas partes deste conteúdo podem ter sido geradas ou assistidas por ferramentas de inteligência artificial (IA) e revisadas pela nossa equipe editorial para garantir precisão e qualidade.
Fonte: br.-.com