Após um avanço significativo nas duas sessões anteriores, as ações nos Estados Unidos apresentaram uma falta de direção durante o pregão de terça-feira, 10. Enquanto o índice Dow Jones atingiu uma nova máxima histórica intradiária nas primeiras negociações do dia, os índices Nasdaq e S&P 500 oscilaram ao longo da jornada em torno de pontos de estabilidade.
Os principais índices fecharam o dia com desempenhos mistos. O Dow Jones subiu 52,27 pontos, ou 0,10%, alcançando 50.188,13, enquanto o S&P 500 caiu 23,01 pontos, ou 0,33%, para 6.941,81, e o Nasdaq teve uma queda de 136,20 pontos, ou 0,59%, encerrando em 23.102,47.
A volatilidade observada em Wall Street foi notória, uma vez que os investidores pareciam relutantes em realizar movimentos significativos antes da divulgação do esperado relatório mensal de empregos do Departamento do Trabalho, cuja publicação estava prevista para a quarta-feira. Esse relatório, que havia sido adiado devido a uma breve paralisação do governo na semana anterior, deve indicar um aumento de 70.000 vagas de emprego em janeiro, após um crescimento de 50.000 vagas em dezembro. A taxa de desemprego esperada é de 4,4%.
Enquanto isso, o relatório do Departamento de Comércio, que revelou que as vendas no varejo nos Estados Unidos ficaram inesperadamente estáveis em dezembro, foi em grande parte ignorado pelos investidores. O relatório indicou que as vendas no varejo não se alteraram significativamente em dezembro, após um aumento de 0,6% em novembro. Economistas previam um crescimento de 0,4% para o período.
Isolando a leve queda nas vendas de veículos automotores e peças, as vendas no varejo ainda mostraram estabilidade em dezembro, após um aumento de 0,4% em novembro. Para as vendas excluindo automóveis, a expectativa era de um crescimento de 0,3%.
Segundo a economista-chefe da Nationwide, Kathy Bostjancic, “o relatório de vendas no varejo de dezembro demonstra que os consumidores reduziram seus gastos no final da temporada de festas, após um ritmo forte de consumo em outubro e novembro”.
Ela complementou a análise afirmando: “As vendas estagnadas em dezembro proporcionam uma transição suave para o consumo no primeiro trimestre. No entanto, prevemos um incremento nos reembolsos de impostos, estimados em USD 50 bilhões acima do indicado no ano anterior, e o ainda forte efeito riqueza deve sustentar os gastos dos consumidores no primeiro trimestre, contribuindo para um sólido crescimento do PIB.”
Um relatório separado, publicado pelo Departamento do Trabalho, revelou que os preços de importação nos Estados Unidos apresentaram um leve aumento, alinhando-se às expectativas no mês de dezembro.
Setores
As ações do setor imobiliário residencial registraram uma forte alta, impulsionadas por uma queda significativa nos rendimentos dos títulos do Tesouro. O índice Philadelphia Housing Sector (NASDAQI:HGX) avançou 3,4%, fechando em seu maior nível em cinco meses.
Outros setores sensíveis a juros, como serviços públicos e o setor imobiliário comercial, também se destacaram com um desempenho robusto. O Dow Jones Utility Average (DOWI:DJU) subiu 1,9%, e o Dow Jones U.S. Real Estate Index cresceu 1,3%.
Em contrapartida, as ações de corretoras sofreram uma queda considerável, impactando negativamente o índice NYSE Arca Broker/Dealer, que recuou 2,5%. Este índice havia encerrado a sessão anterior com uma máxima histórica de fechamento.
Ações pertencentes ao setor de hardware de computadores, companhias aéreas e empresas de serviços de petróleo também enfrentaram quedas relevantes ao longo do dia de negociações.
Outros mercados
As bolsas de valores da região Ásia-Pacífico mostraram um desempenho majoritariamente positivo na terça-feira. O índice Nikkei 225 do Japão subiu 2,3%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong avançou 0,6%.
No continente europeu, os principais mercados apresentaram resultados mistos. O CAC 40 da França obteve uma alta de 0,1%, enquanto o DAX da Alemanha registrou uma leve queda de 0,1% e o FTSE 100 do Reino Unido caiu 0,3%.
Treasuries
No mercado de títulos, os Treasuries avançaram de forma expressiva após dois pregões em que se mantiveram praticamente estáveis. Como consequência desse movimento, o rendimento do título de dez anos, que se move de modo inverso ao preço, caiu 5,1 pontos-base, alcançando 4,147%, um mínimo de fechamento em quase um mês.
Este conteúdo é apenas para fins informativos e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza profissional. Não constitui uma recomendação para a compra ou venda de quaisquer valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a possibilidade de perda do capital. O desempenho passado não deve ser considerado um indicador de resultados futuros. É recomendado conduzir sua própria pesquisa e consultar um consultor financeiro qualificado antes de fazer qualquer decisão de investimento. Algumas partes deste conteúdo podem ter sido geradas ou assistidas por ferramentas de inteligência artificial (IA) e revisadas por nossa equipe editorial para garantir precisão e qualidade.
Fonte: br.-.com