Movimentação do Mercado nos EUA
Após uma queda significativa nos últimos dias, as ações dos Estados Unidos observaram um forte movimento de recuperação durante as negociações de sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026. Os principais índices registraram expressivas altas, com o Dow Jones fechando acima de 50.000 pontos pela primeira vez na sua história.
Os índices americanos atingiram novas máximas durante a sessão, embora tenham devolvido parte dos ganhos antes do encerramento do dia. O Dow Jones subiu 1.206,95 pontos, o que equivale a uma alta de 2,47%, encerrando em 50.115,67 pontos. O Nasdaq avançou 490,63 pontos, ou 2,18%, atingindo 23.031,21 pontos. O S&P 500 experimentou um aumento de 133,90 pontos, correspondente a 1,97%, finalizando em 6.932,30 pontos.
No acumulado da semana, o Dow Jones registrou uma alta de 2,5%. Por outro lado, o S&P 500 e o Nasdaq apresentaram desempenhos negativos, com queda de 0,1% e 1,8%, respectivamente.
O rali observado em Wall Street foi amplamente impulsionado por compras de oportunidade, onde investidores aproveitaram para adquirir ações em patamares mais baixos após a recentíssima fraqueza do mercado.
Setor de Tecnologia e Sentimento do Consumidor
As ações do setor de tecnologia, que foram as responsáveis pela queda significativa nos dias anteriores, puxaram o Nasdaq para o seu menor nível de fechamento em mais de dois meses. Além disso, o S&P 500 tocou seu menor nível intradiário em mais de um mês no início das negociações de quinta-feira, embora tenha recuperado parte das perdas posteriormente.
O clima otimista no mercado pode também ter se originado a partir de um relatório elaborado pela Universidade de Michigan, que indicou uma melhora não esperada no sentimento do consumidor nos Estados Unidos durante o mês de fevereiro.
Conforme informado pela Universidade de Michigan, o índice de sentimento do consumidor subiu para 57,3 em fevereiro, em comparação a 56,4 em janeiro. Economistas projetavam uma queda do índice para 55,5.
Essa alta inesperada fez com que o índice atingisse o nível mais elevado desde agosto de 2025, quando registrou 58,2. O crescimento no sentimento do consumidor foi particularmente significativo entre aqueles que possuem grandes carteiras de ações, gerando otimismo.
A recuperação do mercado na sua totalidade ocorreu mesmo com uma forte queda das ações da Amazon (NASDAQ:AMZN), que viu seus papéis despencarem 5,6%. A pressão sobre as ações da gigante do varejo online veio após a divulgação de resultados do quarto trimestre, que ficaram levemente aquém das expectativas, além de uma previsão de gastos de capital para 2026 que superou as estimativas dos analistas.
Desempenho dos Setores
Os títulos das companhias aéreas demonstraram um crescimento significativo ao longo do dia, com o índice NYSE Arca Airline disparando 7,1%, alcançando seu maior nível de fechamento em mais de três anos.
As ações de hardware de computadores e semicondutores também exibiram uma alta significativa após um período de fraqueza, resultando no incremento do índice NYSE Arca Computer Hardware em 6,8% e do índice Philadelphia Semiconductor (NASDAQI:SOX) em 5,7%.
Um aumento acentuado no preço do ouro igualmente contribuiu para a forte valorização das ações das mineradoras de ouro, refletida no crescimento de 5,5% do índice NYSE Arca Gold Bugs.
Os setores de redes, instituições financeiras e serviços de petróleo também apresentaram ganhos acentuados, acompanhando o desempenho positivo da maioria dos outros principais setores do mercado.
Desempenho em Outros Mercados
Nos mercados acionários da região Ásia-Pacífico, o desempenho nesta sexta-feira foi misto. O índice Nikkei 225 do Japão teve um ganho de 0,8%, ao passo que o Hang Seng de Hong Kong registrou uma queda de 1,2%.
Enquanto isso, os principais mercados europeus encerraram em alta. O índice DAX da Alemanha teve um crescimento de 0,9%, o FTSE 100 do Reino Unido avançou 0,6% e o CAC 40 da França ganhou 0,4% durante o dia.
Movimentação dos Treasuries
No que diz respeito ao mercado de títulos, os treasuries apresentaram uma falta de direção após a forte alta registrada na sessão anterior. O rendimento do título de dez anos, que mantém uma relação inversa com seu preço, recuou menos de um ponto-base, situando-se em 4,206%.
Perspectivas para a Próxima Semana
As negociações programadas para a próxima semana podem sofrer influência pela reação ao relatório mensal de empregos que foi adiado, além dos dados relativos a vendas no varejo e preços ao consumidor que serão divulgados.
Este conteúdo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza profissional. Não deve ser considerado uma recomendação de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a potencial perda do principal. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. Você deve conduzir sua própria pesquisa e consultar um consultor financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão de investimento. Algumas partes deste conteúdo podem ter sido geradas ou assistidas por ferramentas de inteligência artificial (IA) e revisadas por nossa equipe editorial para garantir precisão e qualidade.
Fonte: br.-.com