Dow Jones encerra em alta após dia instável, com Amazon alcançando novo recorde e Nasdaq liderando os ganhos da semana.

Movimentação do Mercado

No dia 31 de outubro de 2025, as ações nos Estados Unidos tiveram um dia de considerável volatilidade após uma forte alta no início da sessão. Os principais índices experimentaram oscilações, recuando de suas máximas iniciais, subindo novamente, e, ao final do pregão, perdendo parte do entusiasmo.

Apesar da queda ao final do dia, todos os principais índices fecharam em território positivo. O Dow Jones registrou um ganho de 40,75 pontos, correspondente a 0,09%, finalizando em 47.562,87. O S&P 500 subiu 17,86 pontos, ou 0,26%, fechando em 6.840,20. O Nasdaq avançou 143,81 pontos, o que representa um crescimento de 0,61%, terminando o dia em 23.724,96.

Ao longo da semana, o Nasdaq, que possui uma forte presença de empresas do setor de tecnologia, avançou 2,2%. O Dow Jones e o S&P 500 também obtiveram ganhos, subindo 0,8% e 0,7%, respectivamente.

Motivos para a Alta no Mercado

A força inicial observada em Wall Street foi em grande parte um reflexo da reação positiva a notícias sobre os lucros da Amazon (BOV:AMZO34), cuja valorização chegou a 9,6% no dia. A Amazon (NASDAQ:AMZN) alcançou um novo recorde de fechamento após reportar resultados do terceiro trimestre que superaram as expectativas, impulsionados por um significativo aumento na receita da sua divisão de computação em nuvem.

Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, destacou que “Embora o setor de e-commerce possua a maior visibilidade pública, é a divisão de serviços em nuvem AWS que é o verdadeiro motor do crescimento da Amazon, e isso foi o que impulsionou o preço de suas ações”. Mould também apontou que “a demanda por poder de computação relacionado à inteligência artificial (IA) não dá sinais de desaceleração e continua a gerar crescimento considerável para a AWS, com os números do terceiro trimestre ajudando a atenuar os receios de que o setor estivesse perdendo espaço para a concorrência”.

Além disso, a Netflix (NASDAQ:NFLX) teve uma performance positiva após a aprovação, por parte de seu conselho de administração, de um desdobramento de ações de dez por uma. Por outro lado, a Apple (NASDAQ:AAPL) registrou um recuo, mesmo após anunciar resultados do quarto trimestre fiscal que superaram as estimativas dos analistas e apresentar uma projeção otimista para o trimestre atual.

A incerteza em relação às perspectivas para as taxas de juros também contribuiu para a volatilidade observada em Wall Street, especialmente após os comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no início da semana. Embora o Fed tenha implementado uma redução das taxas de juros em mais 0,25 ponto percentual, conforme amplamente esperado, as declarações de Powell após a reunião diminuíram parte do otimismo em relação a um novo corte em dezembro.

Powell enfatizou que uma nova redução em dezembro “não é uma conclusão óbvia”, observando que os membros do Fed “têm opiniões fortemente divergentes sobre como proceder” na última reunião do ano. Após tais declarações, a ferramenta FedWatch do CME Group indicou que as expectativas de um novo corte de 0,25 ponto percentual em dezembro caíram para 65,0%, em comparação a 91,7% uma semana antes.

No total acumulado de outubro, o S&P 500 cresceu 2,3%. O Nasdaq, por sua vez, apresentou um salto de 4,7%, enquanto o Dow Jones avançou 2,5%. Este último registrou seu sexto mês de alta consecutivo, marcando a primeira vez que isso ocorre desde 2018, segundo informações da CNBC.

Setores em Destaque

O setor varejista teve um desempenho notável, impulsionado pela valorização das ações da Amazon, com o índice Dow Jones U.S. Retail (DOWI:DJUSRT) subindo 4,0% e atingindo seu melhor nível de fechamento em mais de um mês. Além disso, as ações de companhias aéreas mostraram força considerável, refletida no aumento de 2,7% do índice NYSE Arca Airline, que recuperou-se de uma de suas mínimas mais baixas em mais de dois meses.

O mercado de biotecnologia, as ações de hardware de computadores e corretoras também demonstraram um desempenho forte, ao passo que as mineradoras de ouro observaram um recuo devido à queda no preço do metal precioso.

Desempenho Internacional

As bolsas na região da Ásia-Pacífico apresentaram resultados mistos no dia. O índice Nikkei 225 do Japão registrou um aumento de 2,1%, enquanto o índice Shanghai Composite da China caiu 0,8%, e o Hang Seng de Hong Kong recuou 1,4%.

No que diz respeito aos principais mercados europeus, o encerramento foi em baixa na mesma data. O índice DAX da Alemanha caiu 0,6%, o FTSE 100 do Reino Unido teve um recuo de 0,5%, e o CAC 40 da França também registrou uma queda de 0,4%.

Títulos do Tesouro

Os títulos do Tesouro apresentaram falta de direção ao longo da sessão e encerraram praticamente estáveis. Assim, o rendimento dos papéis de 10 anos, que se move inversamente ao preço, subiu menos de um ponto-base, estabelecendo-se em 4,101%.

Eventos Futuros

Com o fechamento parcial do governo, a divulgação de dados econômicos significativos deve ser atrasada, potencialmente impactando as negociações na próxima semana. Relatórios privados sobre atividade industrial, de serviços e de emprego no setor privado também podem influenciar o mercado.

As negociações devem continuar a ser afetadas por notícias relacionadas a balanços, uma vez que várias grandes empresas estão programadas para divulgar seus resultados trimestrais na semana seguinte. Entre as companhias previstas para a publicação dos balanços, encontram-se Pfizer, Uber, McDonald’s, AMD, Qualcomm, Moderna, BP, AstraZeneca, Unity, Shopify e Airbnb.

Fonte: br.-.com

Related posts

Iguatemi registra lucro líquido ajustado de R$ 128,9 milhões no 3T25, impulsionado pela expansão das vendas e do portfólio.

Estratégia para Aposentadoria com um Patrimônio de R$ 5 Milhões

Paralisação histórica nos EUA e decisão do Copom agitam os mercados nesta quarta-feira (5) – Tempo Real – Principais novidades do mercado financeiro.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais