Durante jantar com grandes empresas de tecnologia, Trump indica possibilidade de tarifa sobre semicondutores.

Tarifas sobre Semicondutores

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira, 4, que seu governo implementará tarifas sobre as importações de semicondutores provenientes de empresas que não transferirem a produção para o território norte-americano. A declaração foi feita antes de um jantar com importantes CEOs do setor de tecnologia.

Impacto da Ameaça de Tarifas

Desde que retornou ao cargo em janeiro, a possibilidade de tarifas anunciadas por Trump tem causado descontentamento entre parceiros comerciais, gerado flutuações nos mercados financeiros e contribuído para uma onda de incerteza na economia global.

Detalhes Sobre as Tarifas

"Sim, já discuti isso com as pessoas aqui. Chips e semicondutores — vamos impor tarifas às empresas que não participarem. Vamos impor uma tarifa muito em breve", afirmou Trump, sem especificar uma data ou valor exato. Ele destacou que "estabeleceremos uma tarifa muito substancial, não tão alta, mas uma tarifa razoavelmente substancial, com o entendimento de que, se eles entrarem no país, se estiverem construindo ou planejando entrar, não haverá tarifa". O presidente fez questão de reiterar: "Se eles não entrarem, haverá uma tarifa".

Relação com CEOs de Tecnologia

Trump também comentou sobre o CEO da Apple, Tim Cook, ressaltando que ele estaria em uma "ótima forma" durante o encontro, enquanto Cook se sentava à mesa. A Apple recentemente elevou seu compromisso de investimento no mercado norte-americano, alcançando um total de US$ 600 bilhões nos próximos quatro anos. Esse aumento de investimento reflete o crescente alinhamento das lideranças do setor tecnológico com a administração de Trump em seu segundo mandato.

Informação sobre Tarifas em Importações

No mês anterior, Trump havia declarado que os Estados Unidos instituiriam uma tarifa de aproximadamente 100% sobre as importações de semicondutores. Contudo, ele esclareceu que essa tarifa não afetaria as empresas que fabricam dentro dos Estados Unidos ou aquelas que assumirem um compromisso em fazê-lo.

Investimentos em Fabricação de Chips

A empresa taiwanesa TSMC, além das sul-coreanas Samsung Electronics e SK Hynix, anunciaram seus planos de realizar investimentos significativos na fabricação de chips em solo norte-americano. Essas iniciativas visam atender às novas exigências que podem ser impostas pelo governo.

Desafios Jurídicos de Trump

Benesse à implementação das tarifas, Trump enfrenta resistência legal em relação à sua aplicação. O governo solicitou à Suprema Corte dos Estados Unidos que analise rapidamente um pedido que visa preservar suas tarifas abrangentes, conforme uma legislação de 1977 que trata de situações emergenciais. Este pedido se torna ainda mais relevante diante de uma decisão de um tribunal inferior que invalidou a maioria dos impostos que são fundamentais para a agenda econômica e comercial de Trump.

Related posts

Devo, não nego: O aumento da inadimplência é esperado até dezembro.

A situação financeira que pode atrapalhar o fechamento de capital da Gol.

Ouro pode chegar a US$ 5 mil por onça-troy em 2026, afirma Furlanetti à CNN

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais