Aumento de Investimentos em Ações
Segundo informações do Bank of America Securities, investidores aproveitaram a queda do mercado na última semana e aumentaram seus investimentos em ações. Entretanto, um grupo de investidores, os fundos de hedge, decidiu não participar desse movimento. De acordo com um comunicado divulgado na terça-feira, o banco constatou que houve um fluxo de entrada de US$ 4,1 bilhões em ações individuais por parte de seus clientes, o que representou o quinto maior volume de entradas desde 2008. Essa movimentação ocorreu após quatro semanas de vendas.
Comportamento dos Investidores
Nos últimos dias, além dos investidores institucionais, foram os investidores de varejo que lideraram essa recuperação, comprando ações em queda e contribuindo para que os preços das ações atingissem novas máximas ao longo deste ano. Na semana passada, tanto os investidores de varejo quanto os institucionais foram responsáveis pelas compras de ações, conforme relatado pelo Bank of America.
Por outro lado, os fundos de hedge atuaram como vendedores líquidos de ações norte-americanas pela quinta semana consecutiva. O comportamento conservador desses fundos se manteve mesmo com as contínuas altas do mercado. No início do ano, esses investidores venderam suas ações, e em agosto adotaram uma postura cautelosa, especialmente quando o índice S&P 500 se encontrava próximo de seus níveis recordes, de acordo com dados apresentados pelo Goldman Sachs.
Postura Cautelosa dos Fundos de Hedge
No início deste mês, o JPMorgan observou que o tom cauteloso por parte dos fundos de hedge macroeconômicos se intensificou à medida que o S&P 500 atingiu máximas históricas. Nesse contexto, os investidores de varejo também mostraram um apetite por ações, injetando aproximadamente US$ 7 bilhões no mercado na primeira semana de outubro, conforme relatado pelo JPMorgan.
O índice S&P 500 alcançou uma máxima intradia histórica de 6.764,58 pontos no dia 9 de outubro. O mercado se valorizou na quarta-feira, após uma série de dias de negociação tumultuada que incluiu uma venda na sexta-feira, uma recuperação na segunda-feira e um cenário de volatilidade na terça-feira.
Fonte: www.cnbc.com