Em uma ligação, Lula e Merz confirmam apoio ao acordo do Mercosul com a UE.

Conversa entre Lula e Chanceler Alemão

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), teve uma conversa telefônica com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, na tarde da última quinta-feira, dia 11.

Assuntos Abordados

Segundo informações divulgadas pela Secom, os líderes mantiveram uma conversa que durou aproximadamente meia hora, durante a qual discutiram a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, prevista para acontecer ainda em 2025.

O comunicado destaca que "ambos saudaram o encaminhamento do Acordo Mercosul – União Europeia para apreciação pelo Conselho Europeu. Reiteraram, nesse sentido, seu apoio à assinatura do Acordo, ainda em 2025, como sinal de compromisso dos dois blocos regionais com o desenvolvimento, com o livre-comércio e com um sistema multilateral de comércio centrado na Organização Mundial do Comércio".

Participação do Brasil na Feira Industrial

A nota também revela que Lula confirmou a participação do Brasil como país homenageado na Feira Industrial de Hannover, programada para 2026.

Reunião de Consultas Intergovernamentais

Os líderes acordaram realizar, no próximo ano, a terceira edição da Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. A data será combinada através dos canais diplomáticos entre os dois países.

Compromissos Democráticos e Cooperativos

A Secom acrescentou que "os dois mandatários também reafirmaram o compromisso com a defesa da democracia e do multilateralismo", além de terem discutido a cooperação existente em áreas como comércio, mudanças climáticas e transição energética.

O presidente Lula mencionou, ao recordar a tradicional cooperação em questões de meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas, a relevância da COP30, que ocorrerá em Belém, para a promoção de compromissos climáticos ambiciosos que estejam à altura da crise climática que o planeta atualmente enfrenta.

Representação Alemã na COP30

Durante a conversa, Merz afirmou que a Alemanha terá uma representação de alto nível na COP30 em Belém.

Related posts

Governo publica MP que reforça regras do seguro-defeso e restringe gastos

Economia da China deverá superar US$ 23,8 trilhões até 2030, afirma primeiro-ministro.

Suprema Corte dos EUA Decide sobre a Legalidade das Tarifas nesta Quarta-feira (5)

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais