Empresários propõem ao governo que Lula trate de terras raras com Trump.

Propostas de Parcerias entre Brasil e Estados Unidos

Sugestões de Empresários

Empresários têm sugerido, em encontros reservados com membros do governo federal, que o presidente Lula leve à reunião com o presidente Donald Trump propostas de parcerias entre os dois países. De acordo com apuração da CNN, um tema que se destaca até o momento é o das terras raras.

Na terça-feira, dia 30, esta foi uma das sugestões apresentadas por industriais ao vice-presidente, Geraldo Alckmin. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) coordenou a ida de 130 empresários aos Estados Unidos, onde a comitiva teve a oportunidade de se reunir com representantes dos departamentos do Tesouro e de Estado.

O Setor Mineral e Suas Considerações

Apesar das sugestões, o setor mineral aborda o tema com cautela, segundo executivos consultados. O segmento considera que “a bola está com o governo” e prefere aguardar a divulgação do conteúdo de uma possível parceria para então sinalizar apoio ou oposição.

Neste contexto, a intenção é oferecer cooperação para a exploração dos 17 elementos químicos conhecidos como “terras raras” no Brasil, associando isso a uma transferência tecnológica. A proposta apresentada por Lula também incluiria um amplo mapeamento geológico do país e linhas de financiamento para viabilizar a atividade.

Outras Propostas de Parcerias

Os executivos entrevistados sugeriram que Lula também mencione na conversa com Trump as possibilidades de parcerias relacionadas ao SAF, que é a sigla em inglês para combustível sustentável de aviação.

Expectativas para o Encontro

Uma fonte diplomática comentou à CNN que, próximo do encontro, a ideia principal é sinalizar aos Estados Unidos que qualquer tópico comercial “está sobre a mesa”. No entanto, ainda não há uma data definida para a realização da reunião. A diplomacia brasileira já consultou os Estados Unidos sobre os próximos passos, e a expectativa é que a Casa Branca forneça uma data que será avaliada pelo Palácio do Planalto, para que a reunião entre os líderes realmente ocorra.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

ONS: Efeito em cadeia causou apagão, e abastecimento de energia foi restabelecido após 2h30.

Em 120 segundos, o sistema elétrico ficou sem a energia equivalente a “uma Itaipu”.

China impõe sanções a subsidiárias de construtora naval da Coreia do Sul, afetando os EUA.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais