Queda nas Encomendas à Indústria dos EUA
As novas encomendas à indústria dos Estados Unidos apresentaram uma redução em outubro, embora os gastos das empresas com equipamentos tenham se mostrado robustos no início do quarto trimestre.
Dados sobre as Encomendas
As encomendas caíram 1,3%, influenciadas por um declínio significativo na volátil categoria de aeronaves. Este desempenho ocorreu após um aumento não revisado de 0,2% em setembro, conforme relatado pelo Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters havia previsto uma queda de 1,2% nas encomendas às fábricas.
Comparação Anual e Impacto de Tarifas
Em termos anuais, as encomendas aumentaram 3,3% em outubro. Este relatório foi adiado devido à paralisação recorde do governo federal, que durou 43 dias. O setor de manufatura, que representa cerca de 10,1% da economia, tem enfrentado restrições causadas pelas tarifas amplas implementadas pelo ex-presidente Donald Trump.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Gestão do Fornecimento, divulgada na segunda-feira, revelou que seu PMI de manufatura caiu para o nível mais baixo em 14 meses em dezembro. Os entrevistados continuam a identificar as tarifas como um desafio significativo.
Influência da Inteligência Artificial
Entretanto, um aumento nos gastos relacionados à inteligência artificial está proporcionando suporte a alguns segmentos do setor industrial.
Dados sobre Bens de Capital
O Departamento de Comércio também informou que as encomendas de bens de capital não relacionados à defesa, sem incluir aeronaves, que são frequentemente vistas como um indicador dos planos de investimento das empresas em equipamentos, apresentaram um aumento de 0,5% em outubro. Esse crescimento está em linha com as estimativas do mês anterior.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br