Entre brincadeiras com o Palmeiras, Galípolo nega possibilidade de redução nas taxas de juros

Gabriel Galípolo e a Política Monetária

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, adotou um tom descontraído ao tratar do tema da política monetária durante um evento promovido pela XP. No entanto, ele deixou claro que a taxa Selic deve permanecer em 15% ao ano, enquanto não surgirem sinais evidentes de melhoria no cenário inflacionário.

Galípolo, torcedor do Palmeiras, fez uma brincadeira sobre a derrota da sua equipe por 1 a 0 na final da Copa Libertadores contra o Flamengo, ocorrida no último sábado (29). Ele comentou: “Algumas pessoas maldosas, muitas delas do mercado financeiro, mas também do meu gabinete, vão dizer que eu estou rouco por causa de algum evento esportivo que houve no final de semana e que eu possa ter ficado bravo com o juiz que, claramente, podia ter dado uma expulsão e não deu.”

Após essa brincadeira, o presidente do BC enfatizou que não existem novidades em relação à sua declaração feita na última quinta-feira (27). Nela, ele havia destacado que a política monetária estava apresentando efeitos sobre o cenário macroeconômico, mas de maneira mais lenta do que o desejado.

Expectativas em Relação à Taxa de Juros

  • Segundo Galípolo, não há novos fatores que possam modificar a expectativa de manutenção da taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendada para quarta-feira (10). “A política monetária deve seguir restritiva pelo tempo que for necessário para controlar a inflação”, afirmou.

Impactos das Tarifas dos Estados Unidos

O presidente do Banco Central também analisa os efeitos das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Galípolo observou que “há uma visão predominante de que o ‘tarifaço’ será mais uma mudança no nível de preços do que um processo inflacionário em si”.

Ainda assim, o presidente destacou que o mercado de trabalho no Brasil segue aquecido, o que, conforme suas palavras, reforça a necessidade de uma postura conservadora e cautelosa por parte da autoridade monetária.

Assista à palestra de Galípolo na íntegra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Petrobras (PETR4) irá fornecer até 12 mil toneladas de combustível marítimo renovável para a norueguesa Odfjell.

Ações da Quantum disparam com receita preliminar do terceiro trimestre acima do esperado.

Após uma valorização de 70% em dois anos, ainda há oportunidades de crescimento para a ação? Resposta do UBS BB.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais