Apple supera Samsung em envios de smartphones em 2025
A Apple está prestes a superar a Samsung em termos de envios de smartphones no ano de 2025, um feito que não ocorre há 14 anos, segundo uma nota da Counterpoint Research divulgada na quarta-feira.
De acordo com a pesquisa, a Apple deverá enviar cerca de 243 milhões de unidades de iPhone neste ano, enquanto a Samsung deve atingir 235 milhões de unidades. Isso significa que a Apple deve obter uma participação de 19,4% do mercado global de smartphones, enquanto a Samsung deve ficar com 18,7%.
Os envios referem-se ao número de dispositivos que os fornecedores enviam para os canais de varejo e não correspondem diretamente às vendas. No entanto, estes dados fornecem uma visão sobre a demanda e as expectativas de vendas por parte dos fabricantes de smartphones.
O sucesso da Apple é impulsionado pela sua nova série de iPhones 17, que foi lançada em setembro e, segundo a Counterpoint, teve uma temporada de vendas natalinas significativa.
Desempenho do iPhone 17
As vendas da série iPhone 17 nos Estados Unidos — incluindo o iPhone Air — durante as quatro semanas após o lançamento foram 12% superiores em comparação com a série iPhone 16, excluindo o iPhone 16e, conforme indicado pela empresa de pesquisa. Na China, um mercado crucial para a Apple, as vendas da série iPhone 17 no mesmo período foram 18% mais altas que as de seu antecessor.
“Além da recepção extremamente positiva do mercado para a série iPhone 17, o principal fator por trás da previsão otimista de envios é que o ciclo de substituição atingiu um ponto de inflexão. Consumidores que adquiriram smartphones durante o auge da COVID-19 estão agora entrando na fase de atualização”, declarou Yang Wang, analista sênior da Counterpoint Research, na nota.
Por outro lado, a Samsung pode enfrentar desafios na faixa de smartphones de baixo a médio custo, devido à concorrência de empresas chinesas, o que pode prejudicar a capacidade do gigante sul-coreano de recuperar a liderança no mercado, segundo a Counterpoint.
Perspectivas de longo prazo para a Apple
A Counterpoint Research prevê que a Apple manterá a liderança no mercado global de smartphones até 2029. Os analistas apresentaram algumas razões para essa expectativa.
Primeiramente, entre 2023 e o segundo trimestre de 2025, foram vendidos 358 milhões de iPhones de segunda mão.
“Esses usuários também devem atualizar para um novo iPhone nos próximos anos. Esses fatores formarão uma base de demanda considerável, que deve sustentar o crescimento dos envios de iPhones em trimestres futuros”, afirmou a Counterpoint Research.
A Apple se beneficiou de um impacto menor do que o esperado das tarifas, devido à trégua comercial entre os Estados Unidos e a China. Isso auxiliou na estrutura mais ampla da cadeia de fornecimento da Apple e no crescimento em certas regiões, como os mercados emergentes. A gigante da tecnologia também se beneficiou de um dólar americano mais fraco e de uma “projeção econômica resiliente” que aumentou a confiança do consumidor.
“Com esses ventos favoráveis estruturais, a Apple está bem posicionada para superar a Samsung em envios anuais em 2025”, disse Wang.
Novos lançamentos da Apple
Além disso, espera-se que a Apple lance o iPhone 17e, um modelo de entrada, no próximo ano, assim como um smartphone dobrável, conforme previsão da Counterpoint. A empresa de pesquisa também espera que as melhorias previamente anunciadas para a assistente virtual Siri e uma “grande reformulação no design do iPhone” em 2027 sustentem o domínio da Apple nos próximos anos.
“Ao expandir sua linha de produtos em várias faixas de preço, incluindo a crescente série ‘e’, e fazer ajustes potenciais nos ciclos de lançamento dos modelos Pro e Base, a Apple está se posicionando estrategicamente para capturar a demanda em ascensão de consumidores aspiracionais, particularmente em mercados emergentes, e fortalecer sua presença no segmento de preço premium mais acessível, que está projetado para crescer mais rapidamente do que o mercado como um todo”, observou a Counterpoint.
“Dada a crescente preferência pelo ecossistema iOS, a compatibilidade entre dispositivos e um número considerável de modelos antigos na base instalada da Apple que estão prontos para renovação, a Apple deve manter a liderança sobre outros fabricantes de smartphones até o final da década.”
Fonte: www.cnbc.com