Impactos de Incidentes Cibernéticos nas Empresas
De acordo com um estudo realizado pela consultoria global EY, empresas que são alvo de incidentes cibernéticos enfrentam quedas significativas em suas ações, com perdas prolongadas no desempenho financeiro. Os dados indicam que os prejuízos podem atingir até 1,5% do valor das ações das companhias dentro de um período de 90 dias após a ocorrência do ataque. A análise revela que a maioria das empresas, totalizando 84%, relatou ter passado por algum tipo de incidente nos últimos três anos. Os ataques mais comuns incluem spyware, e-mails fraudulentos e a exploração de vulnerabilidades desconhecidas.
Crescimento dos Investimentos em Cibersegurança
Além das implicações financeiras, o estudo também observa um aumento exponencial nos investimentos voltados para a cibersegurança nas empresas. De acordo com a pesquisa, 85% das empresas planejam priorizar ainda mais essa área nos próximos 12 meses. Márcia Bolesina, sócia da área de cibersegurança da EY, ressalta que “as perdas vão além dos custos imediatos, envolvendo aspectos críticos como a reputação e a confiança do mercado”.
Metodologia da Pesquisa
Aconsultoria conduziu entrevistas com 800 executivos de diversas organizações nos Estados Unidos. Para a análise das flutuações no preço das ações, foram consideradas 96 empresas que possuem um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares e que enfrentaram um incidente cibernético entre os anos de 2021 e 2024.