Anúncio do USTR sobre Plano de Ação EUA-México
O USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) anunciou na quarta-feira, dia 4, a promulgação do Plano de Ação EUA-México sobre minerais críticos. Este plano busca a colaboração entre os dois países para desenvolver políticas comerciais coordenadas e mecanismos que possam mitigar as vulnerabilidades presentes na cadeia de suprimentos desses minerais.
Desenvolvimento de Políticas e Mecanismos
O trabalho será focado na identificação de minerais críticos específicos que são de interesse mútuo e na análise da implementação de pisos de preços ajustados na fronteira para importações. Além disso, será promovida uma consulta dentro de um prazo de 60 dias para discutir como esses pisos de preços podem ser integrados em um acordo plurilateral que seja vinculativo para o comércio desses minerais.
Compromisso dos Países
Em comunicado, o Representante Comercial americano, Jamieson Greer, afirmou que "o anúncio de hoje demonstra o compromisso compartilhado dos Estados Unidos e do México em abordar as distorções do mercado global que deixaram as cadeias de suprimentos de minerais críticos da América do Norte vulneráveis a interrupções".
Fortalecimento da Cooperação Bilateral
O plano de ação estabelecido com o México é visto como um passo significativo para fortalecer a cooperação bilateral entre os países, especialmente no contexto da revisão do acordo comercial conhecido como Estados Unidos-México-Canadá.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br