Fed reage à tentativa de Trump de demitir Lisa Cook

Decisão do Federal Reserve sobre Lis Cook

O Federal Reserve anunciou na terça-feira que irá respeitar qualquer decisão judicial relacionada à autoridade do presidente Donald Trump para destituir a membro do Conselho de Governadores, Lisa Cook.

Reação do Federal Reserve

Em uma declaração de um porta-voz, o Fed informou que “Cook indicou por meio de seu advogado pessoal que contestará prontamente essa ação na justiça, buscando uma decisão judicial que confirme sua habilidade de continuar cumprindo suas responsabilidades como membro do Conselho de Governadores do Sistema Federal de Reserva, confirmado pelo Senado.”

Esta declaração foi a primeira resposta do Fed ao anúncio feito por Trump na noite anterior, em que ele afirmou remover Cook do cargo de governadora do Fed devido a alegações de fraude hipotecária.

Trump, por sua vez, declarou a jornalistas na terça-feira que respeitará qualquer decisão judicial sobre o destino de Cook no Fed. “Eu respeito a corte, sim, eu respeito a corte”, afirmou.

Contexto Legal

O porta-voz do Fed destacou que “o Sistema Federal de Reserva foi estabelecido pelo Congresso para cumprir seus mandatos legais, incluindo a promoção do máximo emprego, preços estáveis e um sistema financeiro bem funcional.”

“Congressos, por meio da Lei do Federal Reserve, determina que os governadores sirvam em mandatos longos e fixos, podendo ser removidos pelo presidente apenas ‘por motivo justificável'”, afirmou o porta-voz.

A longa duração dos mandatos e as proteções contra demissões para os governadores constituem uma salvaguarda vital, garantindo que as decisões de política monetária sejam baseadas em dados, análises econômicas e nos interesses de longo prazo do povo americano, completou a declaração.

“O Federal Reserve continuará a cumprir suas obrigações conforme estabelecido pela lei”, reiterou o porta-voz. “Como sempre, o Federal Reserve respeitará qualquer decisão judicial. O Federal Reserve reitera seu compromisso com a transparência, responsabilidade e independência em serviço das famílias americanas, comunidades e negócios.”

Esta é uma notícia de última hora. Portanto, favor atualizar para novas informações.

Related posts

O que provavelmente irá influenciar o mercado na próxima sessão de negociação.

O que saber e por que é importante

As tarifas não trarão a fabricação de móveis de volta aos EUA: Jim Cramer.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais