As ações britânicas apresentaram alta na terça-feira, 30 de setembro de 2025, e a libra esterlina se valorizou em relação ao dólar americano, após a divulgação de dados oficiais que indicaram um crescimento de 0,3% na economia do Reino Unido durante o segundo trimestre de 2025.
Às 09h57 (horário de Brasília), o FTSE 100 registrava um aumento de 0,2%, enquanto o par GBP/USD subia 0,1%, ultrapassando a marca de 1,34. Em outras partes da Europa, o índice DAX da Alemanha teve um crescimento de 0,1%, ao passo que o CAC 40 da França apresentou um recuo de 0,2%.
Crescimento econômico do Reino Unido desacelera
Dados obtidos do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) confirmaram que a economia do Reino Unido teve um crescimento de 0,3% no período de abril a junho, sinalizando uma desaceleração significativa quando comparado ao primeiro trimestre do ano. O valor do crescimento trimestral permaneceu inalterado em relação à estimativa inicial fornecida pelo ONS. Em comparação anual, o Produto Interno Bruto (PIB) foi 1,4% superior ao registrado no ano anterior, apresentando uma leve revisão em relação à projeção inicial de 1,2%.
Destaques Corporativos
- A BP PLC (LSE:BP.) e a Shell PLC (LSE:SHEL) apresentaram queda em suas ações após relatos indicando que a OPEP+ pode acelerar os aumentos de produção nos próximos meses, o que pode resultar em um aumento na oferta.
- A 3i Infrastructure PLC (LSE:3IN) teve uma alta em suas ações após reportar retornos que superaram as expectativas no primeiro semestre do ano, impulsionada pelo forte desempenho de sua principal participação, a TCR. A empresa relatou estar a caminho de superar sua meta de retorno para o período que se encerra em 29 de setembro, garantindo um dividendo anual de 13,45p, totalmente coberto pelo lucro líquido. A administração da empresa enfatizou sua abordagem disciplinada quanto à precificação, mesmo com um pipeline ativo de ativos.
- A AG Barr PLC (LSE:BAG) anunciou um aumento de 20,1% em seu lucro antes dos impostos ajustado no primeiro semestre, alcançando £ 35,2 milhões nas 26 semanas terminadas em 26 de julho, em comparação com £ 29,3 milhões no ano anterior. A receita também apresentou um crescimento de 3,1%, atingindo £ 228,1 milhões, enquanto a margem operacional subiu de 13% para 15%. A fabricante escocesa de bebidas atribuiu o crescimento aos ganhos de margem e às vendas robustas de sua marca Boost.
- O Close Brothers Group PLC (LSE:CBG) divulgou um saldo negativo em seu resultado anual, com um prejuízo de £ 122,4 milhões, após provisionar £ 165 milhões para custos de comissão de financiamento de veículos, além de encargos adicionais que totalizam £ 33 milhões para remediação de clientes, e £ 47,5 milhões relacionados a empresas de aluguel. Esses fatores compensaram a lucratividade subjacente da empresa.
- A ASOS PLC (LSE:ASC) alertou que sua receita anual deverá ficar abaixo das expectativas, com a demanda do consumidor ainda fraca, e o lucro projetado situa-se no limite inferior da sua projeção. As ações da empresa despencaram mais de 10% logo no início do pregão. A varejista de moda online está atualmente passando por um processo de renovação de sua imagem em relação ao fast-fashion, enquanto implementa cortes de custos em um cenário de crescente concorrência de rivais chineses, além das tarifas americanas.
Este conteúdo é meramente informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza profissional. Não constitui uma recomendação para a compra ou venda de valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a possibilidade de perda do capital investido. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. Recomenda-se conduzir sua própria pesquisa e consultar um consultor financeiro qualificado antes de tomar decisões de investimento.
Imagem: Canva
Fonte: br.-.com