IPO da Gemini Space Station
Os cofundadores da Gemini, Tyler Winklevoss e Cameron Winklevoss, estiveram presentes na abertura do IPO da empresa, que ocorreu no Nasdaq MarketSite, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 12 de setembro de 2025.
As ações da Gemini Space Station tiveram uma alta superior a 40% na quinta-feira, após a operadora de câmbio levantar $425 milhões em sua oferta pública inicial (IPO).
Detalhes do IPO
As ações da empresa abriram a $37,01 no Nasdaq, depois de um preço de IPO fixado a $28. Em determinado momento, as ações chegaram a ser negociadas a $40,71. A empresa, com sede em Nova Iorque, definiu sua oferta pública inicial na noite de quinta-feira com um valor acima da faixa esperada para a semana, que variava entre $24 e $26, assim como uma faixa inicial entre $17 e $19. Isso resultou em uma avaliação da empresa em aproximadamente $3,3 bilhões antes do início das negociações.
Histórico da Gemini
Fundada pelos irmãos Winklevoss em 2014, a Gemini opera principalmente como uma exchange de criptomoedas e, até o final de julho, detinha mais de $21 bilhões em ativos em sua plataforma. De acordo com seu registro na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission), a Gemini teve um prejuízo líquido de $159 milhões em 2024, e, na primeira metade deste ano, a perda foi de $283 milhões.
A empresa também oferece uma stablecoin lastreada em dólar americano, cartões de crédito com um programa de recompensas em criptomoedas e um serviço de custódia voltado para instituições financeiras.
Perspectivas dos Irmãos Winklevoss
Os irmãos Winklevoss foram alguns dos primeiros investidores em bitcoin e se tornaram os primeiros bilionários com esse ativo. Eles defendem há muito tempo que o bitcoin é uma reserva de valor superior ao ouro. Na manhã da sexta-feira, durante uma entrevista ao programa "Squawk Box" da CNBC, eles projetaram que o preço do bitcoin pode atingir a marca de $1 milhão dentro de uma década.
Em 2013, os irmãos foram os primeiros a solicitar a criação de um fundo de índice negociado em bolsa (ETF) de bitcoin, mais de dez anos antes que os primeiros ETFs de bitcoin fossem finalmente aprovados. A rejeição do pedido pela Comissão de Valores Mobiliários, que alegou riscos de fraude e manipulação de mercado, estabeleceu o cenário para o debate sobre ETFs de bitcoin nos anos seguintes.
Advocacia por Regulação Inteligente
Mesmo nos primórdios do bitcoin, quando a criptomoeda era notória por sua volatilidade extrema e raízes antiestablishment, sendo frequentemente evitada pela Wall Street, os irmãos Winklevoss foram vozes proeminentes a favor de uma regulação inteligente, que pudesse estabelecer normas para a revolução financeira liderada pelas criptomoedas.
Os Winklevoss, portanto, contribuíram para moldar o cenário de criptomoedas, enfatizando a importância da legislação adequada e da criação de um ambiente seguro para investidores e usuários desse novo sistema financeiro.
Insights Adicionais
Para mais informações e insights sobre criptomoedas, a CNBC Pro oferece uma série de análises e estratégias que podem ser acessadas. Assistentes e especialistas como Josh Brown fornecem orientações e estratégias de investimento no ambiente dinâmico do mercado de criptomoedas.
Assim, o IPO da Gemini e a trajetória dos irmãos Winklevoss evidenciam a ascensão e o impacto da criptomoeda no cenário econômico atual, bem como a necessidade constante de discutir medidas regulatórias que acompanhem esse crescimento e inovações no setor financeiro.