Percepção da Economia Brasileira
Na percepção de 43% dos brasileiros, a economia do país piorou nos últimos 12 meses, conforme revela a pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (12). Essa avaliação negativa manteve-se praticamente estável em relação ao levantamento do mês anterior, que indicou 42%.
Situação Atual da Economia
Por outro lado, 32% da população acredita que a economia brasileira permaneceu inalterada, enquanto 24% observam uma melhora, um aumento em comparação aos 21% da pesquisa anterior realizada em outubro. Apenas 1% não soube ou optou por não responder à questão.
Avaliação por Faixa de Renda
A avaliação da situação econômica variou conforme a renda dos brasileiros. A percepção de piora é predominante entre a população com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos. Nesse grupo, 45% perceberam uma piora nos últimos 12 meses, enquanto 32% consideraram que a situação permaneceu igual e 22% notaram uma melhora.
Entre a população com salário superior a 5 salários mínimos, 44% acreditam que houve piora na economia, 30% acham que a situação se manteve igual e 24% afirmam que houve uma melhoria ao longo do período analisado.
Para aqueles com renda familiar de até 2 salários mínimos, a percepção de piora cai para 38%; do restante, 34% afirmam que a situação ficou igual e 27% que ela melhorou.
Expectativas para o Futuro
Em relação às expectativas dos brasileiros para a economia nos próximos 12 meses, 42% acreditam que haverá uma melhora, enquanto 35% projetam uma piora e 21% acham que a situação irá continuar da mesma maneira.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br