Aquisição de Ações Preferenciais da Gol
Informações Gerais
A Gol (GOLL54) comunicou ao mercado que a Gol Investment Brasil (GIB) adquiriu 5,66 bilhões de ações preferenciais durante o leilão da oferta pública de aquisição (OPA), que ocorreu nesta quinta-feira, dia 19, na B3.
Detalhes da Transação
Esse volume de ações representa 0,06% do capital social total da companhia e corresponde a 75% das ações preferenciais ofertadas. O preço estabelecido foi de R$ 11,45 por lote de mil ações, gerando um montante aproximado de R$ 64,8 milhões.
Impacto no Capital Social
Após a liquidação financeira, que está programada para 23 de fevereiro, a ofertante, GIB, irá assumir 99,95% do capital social da Gol. Como consequência, a partir de 24 de fevereiro, as ações preferenciais da Gol deixarão de ser negociadas sob o Nível 2 de Governança Corporativa e passarão a ser alocadas no segmento Básico da B3.
Opções para Acionistas
Os acionistas que optaram por não participar do leilão poderão vender suas ações até o dia 25 de março de 2026. O preço de venda será o mesmo da OPA, com correção pela taxa Selic e ajustes decorrentes de eventuais proventos ou eventos societários.
Objetivo da Operação
A operação realizada nesta data faz parte de um processo de reorganização societária. Essa mudança é justificada como uma estratégia para simplificar a estrutura da empresa, buscar sinergias e reduzir custos. Essa reestruturação ocorre após a saída do Chapter 11, que é um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, além de um quase acordo de fusão com a Azul.
Fonte: www.moneytimes.com.br