Análise do Desempenho da Spotify segundo Goldman Sachs
Downgrade para ‘Neutro’
Segundo uma análise recente do banco de investimento Goldman Sachs, a Spotify parece ter pouco espaço para crescimento, uma vez que os investidores já precificaram desenvolvimentos otimistas que vêm da empresa. Em sua avaliação, o banco decidiu rebaixar a classificação do streaming de áudio de "compra" para "neutro". Embora tenha elevado ligeiramente sua meta de preço para os próximos 12 meses, passando de $765 para $770, essa mudança implica um potencial de valorização de apenas 5,7%.
O analista Eric Sheridan, da Goldman Sachs, mencionou em nota aos clientes que "com base no desempenho das ações nos últimos 12 meses e na capacidade de gerar um desempenho operacional ampliado no futuro, rebaixamos as ações".
Novas Tarifas Premium
A Spotify é provável que introduza novas faixas de preços premium até 2030, o que deve contribuir positivamente para seus resultados financeiros, à medida que sua base de usuários ativos mensais continua a crescer. Segundo Sheridan, a plataforma também implementou várias medidas de corte de custos, incluindo modificações na forma como calcula a alavancagem dos pagamentos de royalties.
No entanto, o analista reiterou que grande parte das economias de custos da Spotify e das medidas voltadas para o aumento de receitas já parecem estar precificadas nas ações da empresa. "A atual relação EV/NTM de Lucro Bruto da Spotify, que é de aproximadamente 18,5x, e a relação EV/NTM de Lucro Bruto em relação ao Crescimento, que está em cerca de 0,85x (com base nas estimativas de consenso da FactSet), estão ambas significativamente acima das médias históricas desde que a empresa se tornou pública", afirmou Sheridan.
Valuation e Expectativas do Mercado
Sheridan destacou que, em sua avaliação, essa atual valorização premium em comparação com períodos históricos sugere que o crescimento contínuo da receita e os impulsores de margem que esperamos estão, de fato, incorporados nos níveis atuais.
Divergência de Opiniões em Wall Street
A decisão do Goldman Sachs contrasta com a opinião majoritária em Wall Street. De acordo com dados da LSEG, 28 analistas classificam a Spotify como "compra" ou "compra forte", enquanto apenas 12 atribuem uma classificação de "manter" às ações da empresa.
Reação do Mercado
Após o rebaixamento, as ações da Spotify caíram mais de 3%. Além disso, as ações estavam sob pressão após o anúncio de que o CEO Daniel Ek faria uma transição para o cargo de presidente executivo. Alex Norstrom e Gustav Soderstrom foram nomeados co-CEOs, com efeito a partir de 1º de janeiro.
Fonte: www.cnbc.com