Governo Planeja Leilão de Baterias de Armazenamento para Abril de 2026

Consulta Pública para Leilão de Sistemas de Baterias

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou, nesta segunda-feira, dia 10, a abertura de uma consulta pública referente ao primeiro leilão para a contratação de sistemas de baterias destinados ao armazenamento de energia elétrica. Essa iniciativa visa aprimorar a gestão energética no Brasil.

Detalhes do Leilão

De acordo com informações fornecidas pelo MME, o leilão está programado para acontecer em abril de 2026. A expectativa é que, durante o evento, sejam negociados Contratos de Reserva de Capacidade com um prazo de suprimento de dez anos, com o início das operações previsto para agosto de 2028.

O montante total da capacidade a ser contratada será determinado pelo Ministério com base em estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Objetivos e Benefícios do Leilão

O leilão permitirá que empresas realizem a instalação de grandes baterias que têm a capacidade de armazenar energia em períodos de baixa demanda na rede elétrica. Essa energia armazenada poderá ser liberada durante os momentos de pico de consumo.

Esse sistema de armazenamento é uma importante solução que ajuda a evitar apagões, a reduzir a dependência de termelétricas e a integrar de maneira mais eficiente fontes renováveis, como a energia solar e eólica, ao sistema elétrico. A eficácia desses sistemas pode ser observada em outros países, como Portugal e Espanha, onde já são amplamente utilizados.

Perspectivas para o Setor Elétrico

O Ministério de Minas e Energia destacou que “os sistemas de armazenamento de energia por meio de baterias têm se destacado como soluções promissoras para diversas aplicações no setor elétrico brasileiro, incluindo o fornecimento de capacidade de ponta, em complemento a fontes de geração como as termelétricas”. Essa declaração ressalta a relevância estratégica dos sistemas de baterias na modernização e no fortalecimento do setor elétrico no Brasil.

Contribuições da Consulta Pública

A consulta pública estará aberta para receber contribuições até o dia 29 de novembro. As informações coletadas durante esse período servirão de base para a elaboração de uma portaria que definirá as diretrizes finais do leilão. Essa etapa é fundamental para garantir que o processo de contratação e a implementação dos sistemas de baterias atendam às necessidades e à dinâmica do mercado energético brasileiro.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Inter conquista autorização do Fed para operar como banco estrangeiro nos EUA

Petrolíferas globais demandam mudanças na Venezuela

Taiwan almeja ser parceiro estratégico dos EUA em um acordo comercial。

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais