Prorrogação do Estado de Emergência Zoossanitária
O Ministério da Agricultura prorrogou por 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil, em decorrência da detecção da gripe aviária em aves silvestres. A oficialização da medida foi feita por meio de uma edição extra do Diário Oficial da União.
Histórico da Emergência
O estado de emergência devido ao surto da variante H5N1 da gripe aviária foi inicialmente decretado em 22 de maio de 2023 por um período de 180 dias. Desde então, esta situação foi sucessivamente estendida, com a última prorrogação ocorrendo em 4 de abril deste ano.
Situação Atual da Gripe Aviária no Brasil
Atualmente, o Brasil se encontra livre da gripe aviária no que diz respeito ao plantel comercial, desde o final de junho. Até o presente momento, foram registrados 185 casos da doença em animais silvestres, sendo 172 desses casos em aves silvestres, além de 12 focos em produções de subsistência (criações domésticas) e um foco em produção comercial.
Casos Notáveis
Até agora, somente um caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) foi confirmado em granjas comerciais no Brasil. Este incidente ocorreu em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o foco já foi considerado encerrado.
Dados e Monitoramento
As informações sobre os casos e o avanço da gripe aviária no Brasil estão disponíveis na plataforma de acompanhamento da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, administrada pelo Ministério da Agricultura.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br