Taxa de Desemprego no Brasil
A taxa de desemprego no Brasil registrou uma queda, alcançando 5,2% no trimestre que terminou em novembro de 2025. Essa é a menor taxa de desocupação observada desde 2012. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira, dia 30, e baseiam-se na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.
População Desempregada
No mesmo período, a população desocupada no país foi contabilizada em 5,644 milhões, o menor número registrado na história da série de dados.
Emprego e Nível de Ocupação
A redução da taxa de desocupação coincide com um novo recorde no número de pessoas empregadas, que totalizou 103,2 milhões. O nível de ocupação foi de 59,0%.
Renda Média dos Trabalhadores
A renda média real habitual dos trabalhadores no Brasil também atingiu um novo recorde, chegando a R$ 3.574. Esse valor representa um crescimento de 1,8% em comparação ao trimestre anterior e um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano de 2024, considerando a inflação.
Empregados com Carteira Assinada
O total de empregados com carteira assinada também foi registrado em um novo patamar, chegando a 39,4 milhões. Houve estabilidade na comparação trimestral e um crescimento de 2,6% no número de trabalhadores com carteira em relação ao ano passado, o que corresponde a mais 1,0 milhão de trabalhadores.
Taxa de Informalidade
Em contrapartida, a taxa de informalidade, que representa a proporção de trabalhadores sem registro na população ocupada, foi de 37,7%, equivalente a 38,8 milhões de trabalhadores que atuam de forma informal. Este percentual é inferior ao de 38% observado no trimestre encerrado em agosto e também apresenta queda em relação aos 38,8% registrados no trimestre encerrado em novembro de 2024.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br