Ibovespa atinge 155 mil pontos e marca nova máxima histórica intradia com atenção nos EUA

Ibovespa em Alta

O Ibovespa (IBOV) renovou a máxima histórica intradia nesta segunda-feira, dia 10, e se encaminha para o décimo primeiro recorde nominal e o 14º dia de ganhos consecutivos, marcando a maior sequência de altas em 31 anos.

Nos primeiros minutos do pregão, o principal índice da bolsa brasileira atingiu os 155.601,15 pontos, apresentando um avanço de 1%. Por volta de 12h (horário de Brasília), o índice mostrava um incremento de 0,57%, marcando 154.947,86 pontos.

O desempenho do Ibovespa é impulsionado por uma série de fatores internos e externos favoráveis.

Expectativas Econômicas

No cenário doméstico, os investidores estão reagindo ao Boletim Focus. Economistas consultados pelo Banco Central mantiveram a projeção para a inflação de 2025 em 4,55%.

A expectativa no mercado também se volta para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a outubro e para a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Manutenção da Taxa Selic

Na semana passada, o Comitê do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 15% ao ano, nível mais alto da taxa básica de juros desde meados de 2006. Essa decisão marca a terceira manutenção consecutiva, em linha com as expectativas do mercado.

Uma nova rodada de negociações entre Brasil e Estados Unidos também está em pauta. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta semana, no Canadá, durante a reunião do G7.

Negociações nos EUA

No cenário internacional, os investidores estão acompanhando de perto as discussões no Congresso dos Estados Unidos para o término da paralisação da máquina pública, que já dura 40 dias.

Sobe e Desce do Ibovespa

Dentre as empresas listadas no Ibovespa, as ações da MBRF (MBRF3) estão liderando a ponta positiva do índice, impulsionadas pela expectativa em torno do balanço do terceiro trimestre (3T25). Além disso, a companhia manteve ganhos após a divulgação, na última sexta-feira (7), da decisão da China de liberar a importação de carne de frango brasileira.

Por outro lado, sob expectativa também quanto aos números trimestrais, a Natura (NATU3) está na linha das perdas do Ibovespa. A varejista anunciará seu balanço do 3T25 ainda hoje, após o fechamento dos mercados.

Entre os grandes nomes do índice, os resultados são variados. As ações da Vale (VALE3) avançam, influenciadas por declarações do CEO da companhia, Gustavo Pimenta, que afirmou que a mineradora se prepara para um aumento significativo na demanda por minério de ferro da Índia, país que deverá dobrar a produção de aço até o final desta década e início da próxima.

A Petrobras (PETR4; PETR3) apresenta desempenho alinhado ao preço do petróleo Brent e opera com leve queda.

Movimento do Dólar

O dólar opera em baixa frente a outras moedas, como o euro e a libra, reflexo da recuperação do apetite ao risco global, motivada pela expectativa de fim do shutdown nos EUA, situação que já dura 40 dias e que representa a maior paralisação da história do país.

Negociações no Senado dos EUA

Na data de ontem (30), o Senado norte-americano iniciou negociações sobre um projeto de lei (PL) para financiar o governo até o dia 30 de janeiro. O texto inclui um pacote de três PLs de custeio para todo o ano de 2026.

Depois de aprovado pelo Senado, o projeto será enviado à Câmara dos Representantes e, então, ao presidente, Donald Trump, para que possa ser sancionado, um processo que pode se estender por vários dias.

Por volta de 12h, o índice DXY, que compara o dólar a uma cesta de seis moedas fortes, apresentava queda de 0,01%, situando-se em torno de 99 pontos.

Considerando o real, o dólar segue o mesmo movimento observado em outros mercados. No mencionado horário, a moeda americana estava cotada a R$ 5,3178 (-0,34%).

Mercados Externos

Os índices de Wall Street registram forte alta em meio à expectativa de término do shutdown, em um cenário caracterizado por um “apagão” de dados econômicos.

Por volta de 12h10 (horário de Brasília), o S&P 500 apresentava alta de 1,20%, alcançando 6.809,75 pontos; o Dow Jones subia 0,38%, situando-se em 47.166,39 pontos, enquanto o Nasdaq avançava 2,02%, atingindo 23.469,72 pontos.

Na Europa, os mercados operam de maneira positiva. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrava um ganho de 1,35%, marcando 572,44 pontos no mesmo horário.

Na Ásia, os índices também encerraram a sessão em alta, impulsionados por dados de inflação na China, que superaram as expectativas. A inflação ao consumidor alcançou 0,2% em relação ao ano anterior, enquanto as previsões de economistas consultados pela Reuters eram de crescimento zero.

O índice Nikkei, do Japão, fechou a sessão com um avanço de 1,26%, marcando 50.911,76 pontos. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, obteve uma alta de 1,55%, alcançando 26.649,06 pontos.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Descubra 5 Ações Imperdíveis para Sua Carteira Semanal, Incluindo Locatário (RENT3) e MRV (MRVE3), Segundo a Terra Investimentos

BTG identifica oportunidades restritas para o petróleo e destaca sua ação preferida no setor

Ele enfrentou três falências, mas hoje é milionário e deseja ajudar mais brasileiros a se reinventarem em 2026.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais