Incerteza Econômica no Brasil Cai para 107,6 Pontos em Novembro

Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br)

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), monitorado pela Fundação Getulio Vargas, registrou uma nova queda em novembro, diminuindo 1,4 ponto e alcançando 107,6 pontos. A métrica, que é suavizada por médias móveis trimestrais, também apresentou uma redução de 1,0 ponto, chegando a 107,7 pontos. Essas mudanças sugerem um contexto econômico menos volátil, embora ainda existam fatores externos e climáticos que integram o cenário de riscos.

Análise da Economista

A economista do FGV IBRE, Anna Carolina Gouveia, comentou sobre o desempenho do indicador: “O indicador de incerteza recuou em novembro influenciado, principalmente, pelo componente de Expectativas. O componente de Mídia, por sua vez, permaneceu relativamente estável, embora reflita diversos fatores que geram incertezas. A partir de uma análise das notícias que influenciam o indicador, percebe-se que a incerteza estava mais vinculada aos debates acerca da COP30 e às questões climáticas. Com esses resultados, o IIE-Br se mantém em um nível considerado confortável de incerteza, abaixo dos 110 pontos, pelo terceiro mês consecutivo. Ao longo do ano, as médias móveis trimestrais do Indicador de Incerteza apontam uma trajetória de redução, indicando uma diminuição das incertezas econômicas para 2025. Essa tendência poderá se manter nos próximos meses, caso os indicadores econômicos continuem apresentando resultados positivos”.

Detalhamento dos Componentes

No que diz respeito ao detalhamento dos componentes que compõem o indicador, o índice de Mídia apresentou uma variação mínima, com uma leve queda de 0,1 ponto, fixando-se em 111,0 pontos. Essa ligeira diminuição contribuiu negativamente em 0,1 ponto para o resultado agregado. Por outro lado, o componente de Expectativas, que mede a dispersão das projeções de especialistas em relação a variáveis macroeconômicas, apresentou uma queda mais acentuada de 5,8 pontos, estabelecendo-se em 90,8 pontos. Essa redução impactou o indicador geral, retirando 1,3 ponto deste total.

(fgv)

Siga-nos nas redes sociais

Fonte: br.-.com

Related posts

Perícia solicita novos documentos após identificar subsidiárias inativas

França registra queda de 21% nas exportações de vinhos e destilados para os EUA em 2025

IPC-Fipe registra desaceleração para 0,15% na primeira quadrissemana de fevereiro em São Paulo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais