Desempenho do Nikkei 225 e do Mercado Japonês
Na quinta-feira, o índice Nikkei 225 do Japão atingiu 58.000 pela primeira vez em sua história, prolongando a recente alta após as eleições. Este aumento é impulsionado pela renovação da confiança na política interna e na agenda econômica da administração atual.
O índice de referência logo teve uma leve correção, sendo negociado marginalmente acima de 57.663, enquanto o Topix, que abrange uma gama mais ampla de ações, avançou 0,68%.
Fatores que Impulsionaram a Alta
As ações japonesas têm registrado novos máximos em dias recentes, impulsionadas pela chamada "negociação Takaichi". Isso se deve à vitória expressiva da Primeira-Ministra Sanae Takaichi na Câmara Baixa, segundo observadores do mercado.
A empresa global de investimentos GMO destacou que a vitória em um pleito antecipado proporciona a Takaichi um mandato forte e incomum, com duração de vários anos, para implementar suas políticas. Essa situação é considerada amplamente favorável para os mercados e o setor corporativo japonês.
Embora as ações tenham se valorizado e os investidores em títulos pareçam tranquilizados, a GMO alerta que os riscos de intervenção podem aumentar se o iene se aproximar de 160 em relação ao dólar americano.
Desempenho de Outros Mercados Asiáticos
Os mercados de outras regiões da Ásia também ignoraram os dados de emprego nos EUA, que superaram as expectativas e reduziram as perspectivas de cortes nas taxas de juros do Federal Reserve, resultando em uma queda das ações norte-americanas durante a noite anterior.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi disparou até 2,1%, alcançando um recorde de 5.466,9 pontos, antes de reduzir os ganhos e fechar com alta de 1,82%. O índice Kosdaq, que inclui empresas de menor capitalização, apresentou um desempenho relativamente estável.
Em Cingapura, o índice de referência ultrapassou 5.000 pela primeira vez.
Performance nos Mercados Australianos e de Hong Kong
Na Austrália, o S&P/ASX 200 registrou um aumento de 0,42% nas negociações iniciais. O Hang Seng de Hong Kong apresentou uma leve queda de 0,23%, enquanto o CSI 300 da China continental teve um pequeno aumento de 0,12%.
Situação do Mercado de Ações nos EUA
Na noite anterior, o Dow Jones Industrial Average interrompeu uma sequência de três dias de ganhos após a divulgação de um relatório sobre empregos de janeiro que superou as expectativas.
O índice de blue-chip perdeu 66,74 pontos, ou 0,13%, fechando em 50.121,40. O S&P 500 manteve-se praticamente estável, registrando 6.941,47. Já o Nasdaq Composite caiu 0,16%, encerrando o dia em 23.066,47.
Dados Sobre O Mercado de Trabalho
O relatório de folhas de pagamento não agrícolas do Bureau of Labor Statistics mostrou um crescimento de 130.000 postos de trabalho em janeiro. Os economistas consultados pela Dow Jones previam um aumento de 55.000. O crescimento de empregos em dezembro foi revisado para baixo, agora totalizando 48.000.
Um mercado de trabalho robusto diminuiu as probabilidades de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve.
O relatório de empregos foi divulgado logo após a divulgação de dados do setor consumidor que ficaram abaixo das expectativas na terça-feira. Esses dados mostraram que os gastos dos consumidores em dezembro permaneceram inalterados, não atingindo a expectativa de um aumento mensal de 0,4%, conforme indicado pelas previsões dos economistas consultados pela Dow Jones.
—CNBC’s Sean Conlon e Liz Napolitano contribuíram para este relatório.
Fonte: www.cnbc.com