Queda das Ações na Europa
Desempenho do Mercado
Londres – As ações europeias apresentaram queda na manhã de terça-feira, revertendo o sentimento amplamente positivo do início da semana, mesmo diante da ameaça de um novo conflito comercial entre os Estados Unidos e a China. O índice pan-europeu Stoxx 600 foi visto, por último, com uma desvalorização de 0,8%, com a maioria dos setores e das principais bolsas operando em território negativo.
Notícias Corporativas
No cenário corporativo, as ações da Michelin registraram uma queda de 9,7% no início das negociações, após a empresa revisar para baixo sua previsão para o ano fiscal, citando "uma nova deterioração do ambiente de negócios". A companhia informou que, apesar do crescimento em volume na comparação anual no terceiro trimestre, mesmo em um "contexto de negócios caótico” e de incertezas que impactaram a demanda, seus resultados foram afetados pelo desempenho da unidade na América do Norte. As vendas na região caíram quase 10%, com a Michelin destacando que "a competitividade foi impactada pelos impostos de importação". O dólar americano mais fraco também representou um desafio, conforme declarado pela empresa.
A Michelin pretende divulgar os resultados do terceiro trimestre em 22 de outubro. Em uma nota na manhã de terça-feira, o Deutsche Bank reduziu seu preço-alvo para as ações da Michelin em 16,2%. Christoph Laskawi, do Deutsche, comentou: "A Michelin cortou a perspectiva para o ano fiscal de 2025, conforme amplamente esperado, mas a magnitude da redução é geralmente muito maior do que o esperado."
No oposto do índice, as ações da Ericsson tiveram uma valorização de 13,4% depois que os lucros do terceiro trimestre superaram as estimativas do mercado. O lucro líquido da empresa aumentou 191% em relação ao ano anterior, alcançando 11,3 bilhões de coroas suecas (aproximadamente 1,2 bilhão de dólares).
Börje Ekholm, CEO da Ericsson, mencionou em um comunicado associado aos resultados: "No terceiro trimestre, estabelecemos margens em um novo nível de longo prazo, seguindo uma forte execução operacional ao longo dos últimos anos. As vendas de Cloud Software e Serviços cresceram 9%, impulsionadas por um robusto crescimento nas redes principais."
Atualização da BP
Enquanto isso, a gigante do petróleo BP atualizou suas projeções na terça-feira, antes da divulgação de seus resultados do terceiro trimestre, prevista para ser publicada no início de novembro. A empresa indicou que espera "itens de ajuste após impostos relacionados a deteriorações de ativos" de até 500 milhões de dólares em seu terceiro trimestre fiscal. As ações da BP apresentaram uma queda de 1,5% nas negociações da manhã.
Queda nas Ações de Defesa
Desempenho do Setor de Defesa
As ações do setor de defesa na região também sofreram queda na manhã de terça-feira. O índice Stoxx Europe Aerospace and Defense caiu 1,5%, à medida que os investidores avaliavam o possível impacto de um estrangulamento no fornecimento de terras raras. Esses minerais são fundamentais na produção de diversas tecnologias de defesa, incluindo jatos de combate, submarinos, mísseis e sistemas de radar.
Os principais movimentos do setor incluíram a contratante militar alemã Renk, com uma baixa de 2,6%, a italiana Leonardo, que teve uma queda de 1,7%, e a sueca Saab, que também registrou uma desvalorização de 1,7%.
Desempenho da Libra Esterlina
Paralelamente, a libra esterlina caiu 0,5% em relação ao dólar americano e ao euro na manhã de terça-feira após a divulgação dos dados de emprego do Reino Unido. As informações do Escritório de Estatísticas Nacionais mostraram que a taxa de desemprego aumentou para uma estimativa de 4,8% nos três meses até agosto, ligeiramente acima dos 4,7% previstos por economistas em uma pesquisa da Reuters.
Eventos Importantes
Os investidores estão atentos também às novidades das reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial em Washington. O FMI deve lançar hoje seu mais recente relatório sobre a Perspectiva Econômica Mundial. Esses encontros reúnem banqueiros centrais, ministros de finanças e desenvolvimento, o setor privado, a sociedade civil e acadêmicos para discutir questões de preocupação global, incluindo a economia mundial, erradicação da pobreza e desenvolvimento econômico.
Fonte: www.cnbc.com