Inflação ao consumidor nos EUA deve permanecer alta, afirmam analistas.

Aumento dos Preços ao Consumidor nos Estados Unidos

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos devem ter registrado um aumento significativo pelo segundo mês consecutivo em setembro, devido ao aumento dos preços de determinados produtos impactados por tarifas. Contudo, não se espera que esse aumento na inflação impeça o Federal Reserve de realizar um novo corte nas taxas de juros na próxima semana.

Relatório do Índice de Preços ao Consumidor

O relatório referente ao índice de preços ao consumidor, elaborado pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho, será divulgado na próxima sexta-feira, dia 24. Espera-se que esse documento também revele uma inflação subjacente elevada no mês passado. Entretanto, os custos relacionados a serviços, como passagens aéreas e diárias de hotéis, devem ter desacelerado após um aumento registrado em agosto.

Impacto da Paralisação do Governo

Esse relatório será publicado apesar da interrupção dos dados econômicos devido a uma paralisação governamental. Essa ação visa auxiliar a Administração da Previdência Social a calcular o ajuste de custo de vida para 2026, que beneficiará milhões de aposentados e outros assistidos. Inicialmente, a divulgação do relatório estava programada para o dia 15 de outubro.

Sarah House, economista sênior da Wells Fargo, comentou: "A paralisação do governo pode ter alterado a data de divulgação dos preços ao consumidor de setembro, mas não alterou a situação persistente da inflação".

Comportamento da Inflação

"Subjacente a esses números, esperamos que a inflação de bens continue elevada, impulsionada pela transferência de tarifas. Ao mesmo tempo, uma diminuição nos custos primários de habitação deve contribuir para uma desaceleração da inflação de serviços", completou House.

Expectativas do Mercado

Uma pesquisa realizada pela Reuters com economistas apontou que os preços ao consumidor provavelmente aumentaram 0,4% no mês passado, seguindo um crescimento equivalente em agosto.

Os preços mais elevados da gasolina devem também ter contribuído para esse aumento na inflação. Por outro lado, os avanços nos preços dos alimentos devem ter se moderado, especialmente após um aumento significativo em agosto. No entanto, é esperado que os preços da carne bovina e do café permaneçam elevados, em decorrência das secas em anos anteriores e das tarifas aplicadas.

Variações Anuais nos Preços

Nos doze meses terminando em setembro, estima-se que os preços ao consumidor tenham subido 3,1%, o que representaria o maior aumento em 16 meses, comparado a um incremento de 2,9% observado em agosto.

Análise do Índice Núcleo

Ao considerar a variação do índice excluindo os componentes voláteis, como alimentos e energia, a previsão é de que o núcleo do índice tenha mostrado um aumento de 0,3% pelo segundo mês consecutivo, em razão das tarifas que elevaram os preços de determinados produtos importados, como vestuário.

Gradualidade do Repasse de Tarifas

A transferência das tarifas tem ocorrido de forma gradual. As empresas têm trabalhado com estoques acumulados adquiridos antes da implementação das tarifas promovidas pelo ex-presidente Donald Trump e, por vezes, absorveram parte dos custos adicionais impostos.

Repercussão nas Contratações

Economistas afirmam que as empresas têm tomado decisões que impactam a contratação de mais trabalhadores, estimando que os consumidores já absorveram em torno de 20% das tarifas impostas.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Veja como será a tabela de isenção e desconto do Imposto de Renda.

Haddad: Isenção do IR reduz desigualdade no Brasil e impulsiona a economia.

UE e China estabelecem canal exclusivo para assegurar fornecimento de terras raras

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais