Mercado de Ações Batendo Recordes
O mercado de ações alcançou mais uma vez um recorde histórico nesta semana, após o Federal Reserve decidir cortar sua taxa de juros de referência. Contudo, algumas ações podem ter se valorizado excessivamente, e de forma rápida. O índice S&P 500 subiu meio por cento tanto na quinta quanto na sexta-feira, encerrando cada dia em um novo patamar histórico. Essa alta ocorreu após o Fed reduzir as taxas de juros em um quarto de ponto percentual, sendo essa a primeira redução deste tipo no ano. Além disso, o banco central sinalizou, na quarta-feira, que poderia aprovar pelo menos mais duas reduções durante o restante de 2025, e mais uma em 2026.
Análise do Crescimento das Ações
Com os novos recordes alcançados, várias ações podem estar prestes a passar por uma correção. Utilizando o filtro da CNBC Pro, foram identificadas várias ações do S&P 500 que se valorizaram pelo menos 5% nesta semana. Dentre essas, foram selecionadas aquelas que possuem um índice de força relativa (RSI) de 70 ou superior, visto que valores tão altos costumam indicar que um ativo pode estar sobrecomprado e, portanto, vulnerável a uma queda.
Ações Sobrecompradas
Dentre as ações mais sobrecompradas do mercado, destaca-se a Intel, que apresentou um aumento de quase 23% na última semana, sendo uma das maiores outperformers. A tradicional fabricante americana de semicondutores viu sua ação disparar após anunciar um acordo de 5 bilhões de dólares com a Nvidia na quinta-feira, que inclui uma parceria para integrar seus processadores centrais nas plataformas de inteligência artificial da Nvidia. Na própria quinta-feira, a Intel registrou seu maior ganho intradiário desde 1987.
Após o anúncio do acordo, o Citi revisou sua meta de preço para a Intel, elevando-a de 24 para 29 dólares, ao mesmo tempo em que rebaixou sua classificação de investimento para "vender".
Outras Tecnologias em Alta
Outras ações do setor de tecnologia também se destacaram como sobrecompradas. Lam Research, Palo Alto Networks, Seagate Technologies e KLA figuraram na lista. Tanto Lam Research quanto Palo Alto apresentam índices de força relativa de pelo menos 80, enquanto a Seagate possui um RSI de 91. A KLA, por sua vez, tem um RSI de 75.